Educação de Minas reabre inscrições para servidores atuarem em programa de reforço da aprendizagem

Professora orienta alunos em sala de aula da rede pública durante atividade pedagógica.
Imagem ilustrativa.

Profissionais da rede estadual de ensino podem participar da seleção até o dia 12 de abril

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais reabriu as inscrições para o edital de seleção para servidores interessados em atuar no Programa de Recomposição e Avanço das Aprendizagens, conhecido como PRA. O prazo para inscrição vai até o dia 12 de abril.

A iniciativa busca fortalecer o processo de ensino nas escolas estaduais e ampliar o apoio aos estudantes mineiros que apresentam defasagens no aprendizado. Podem participar profissionais de diferentes carreiras da educação vinculados à rede estadual.

Programa busca reduzir lacunas na aprendizagem

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, o objetivo do PRA é contribuir para a regularização da trajetória escolar dos estudantes e diminuir as dificuldades de aprendizagem em todo o estado.

A superintendente da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, Gabriela Hoeffer, destacou a importância da entrada de novos servidores no programa.

Segundo ela, o reforço da equipe é essencial para que a secretaria avance no enfrentamento das lacunas educacionais e amplie o alcance das ações pedagógicas nas unidades de ensino.

Qual será a função dos servidores selecionados

O servidor que atua no Programa de Recomposição e Avanço das Aprendizagens desempenha uma função estratégica de mediação e suporte pedagógico.

Na prática, esse profissional não atua necessariamente à frente de turmas, mas trabalha para garantir que as diretrizes pedagógicas sejam aplicadas com mais eficiência nas salas de aula da rede estadual.

Como fazer a inscrição

Os interessados devem realizar a inscrição de forma online, por meio do link disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais no edital reaberto nesta semana.

Como o prazo termina em 12 de abril, a orientação é que os servidores façam o cadastro o quanto antes para não perderem a oportunidade. Os interessados podem se inscrever através deste link.

O que é o PRA

O Programa de Recomposição e Avanço das Aprendizagens foi criado para enfrentar os impactos das defasagens educacionais e apoiar a recuperação do desempenho dos estudantes da rede pública estadual.

A proposta é garantir melhores condições para o avanço escolar, com ações focadas no acompanhamento pedagógico e no fortalecimento da aprendizagem.

Veja também:
* Inep abre inscrições para avaliadores da educação técnica com oportunidades em todo o Brasil

* SRE Varginha abre inscrições para 2º Processo Seletivo Interno do PRA 2026