Processo seletivo utiliza as notas do Enem de 2016 a 2025 e disponibiliza oportunidades em cinco campi, incluindo Varginha
O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) está com inscrições abertas para o processo seletivo de 143 vagas residuais em cursos de graduação para ingresso no segundo semestre letivo de 2026. As oportunidades estão distribuídas entre os campi de Belo Horizonte, Contagem, Curvelo, Leopoldina e Varginha.
Quem pode participar
Podem concorrer candidatos que tenham concluído o ensino médio (ou equivalente) e participado de pelo menos uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2016 e 2025, desde que tenham obtido nota superior a zero na redação.
Quem realizou mais de uma edição válida do Enem terá automaticamente considerada a prova com melhor desempenho geral.
As vagas residuais correspondem às oportunidades que não foram preenchidas no Processo Seletivo Superior 2026/2 e serão ofertadas exclusivamente na modalidade de ampla concorrência.
Campus Varginha oferece 32 vagas
Entre os cursos disponíveis estão:
- Engenharia Civil;
- Engenharia de Energia;
- Engenharia Ambiental e Sanitária;
- Engenharia Química;
- Engenharia de Computação;
- Engenharia de Controle e Automação;
- Engenharia de Materiais;
- Sistemas de Informação;
- Letras;
- Química Tecnológica.
O maior número de vagas está em Engenharia Civil, no campus Curvelo, com 34 oportunidades. Já o campus Varginha oferece 32 vagas para o curso de Sistemas de Informação, sendo uma das maiores ofertas do processo seletivo.
Cronograma
O cronograma divulgado pelo CEFET-MG prevê:
- Inscrições: de 31 de julho a 12 de agosto de 2026;
- Resultado preliminar: 14 de agosto;
- Resultado final: 18 de agosto;
- Chamada única presencial: 20 de agosto.
Inscrições e Edital
As inscrições podem ser realizadas entre 31 de julho e 12 de agosto, exclusivamente pela internet, por meio do sistema da Coordenação de Processos Seletivos (Copeve), com acesso utilizando uma conta Gov.br.
Edital
Veja também:
* CEFET-MG abre mais de 2 mil vagas em Cursos Técnicos gratuitos com inicio em 2027
* Senado aprova criação da UTFMG; CEFET-MG de Varginha será transformado em universidade federal



