Semana Sul Mineira da Diversidade segue até domingo com a 17ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ no Sul de Minas
A cidade de Alfenas recebe, entre os dias 23 e 31 de agosto, a 17ª Semana Sul Mineira da Diversidade Sexual, um dos maiores eventos do gênero na região. A programação inclui atividades culturais, esportivas, artísticas e de conscientização, sempre com entrada gratuita em grande parte das atrações. O destaque fica por conta da 17ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ do Sul de Minas, marcada para o dia 31.
Programação oficial da Semana da Diversidade 2025!
De 23 a 31 de agosto, Alfenas vai viver dias históricos: palestras, entrevistas, arte, cultura, esporte, shows e, claro, a tão esperada Parada Gay de Alfenas 2025.
É uma programação extensa, plural e linda, feita para todas as pessoas que acreditam em RESPEITO, INCLUSÃO e IGUALDADE. Algo que, normalmente acontece apenas em grandes centros urbanos.
Confira, escolha seus momentos favoritos e venha viver essa festa da cidadania conosco. Porque não é sobre exibir, é sobre nunca mais se esconder.
- 23 e 24 de agosto (sábado e domingo)
Vôlei da Diversidade
📍 Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves
🕒 Sábado das 16h às 22h | Domingo das 10h às 17h - 25 de agosto (segunda-feira)
Entrevista sobre Visibilidade Lésbica com Ríssa Barbosa e Marina Gissi
📍 Unifal – Acervo Amhor | 🕒 17h - 26 de agosto (terça-feira)
Cine Pipoca LGBTQIAPN+ – Exibição do curta “Anywhere”, de Ricardo Corrêa
📍 Museu da Unifal | 🕒 19h30 - 27 de agosto (quarta-feira)
Teatro: “Monstra”, da Artera Companhia de Teatro de São Paulo
📍 Teatro Municipal de Alfenas | 🕒 20h - 28 de agosto (quinta-feira)
Exposição Grupo Amhor – Tema: “Não é sobre se exibir, é sobre nunca mais ter que se esconder”
📍 Unifal – Acervo Amhor | 🕒 17h às 19h
Rita Von Hunty – Palestra em Alfenas
📍 Auditório Dr. João Leão de Faria – UNIFAL | 🕒 19h30 - 29 de agosto (sexta-feira)
12º Miss Sul de Minas Gay – Eleição de Miss Gay, Mister Gay e Miss Trans Sul de Minas
📍 Porto Romanini | 🕒 20h30 - 30 de agosto (sábado)
Batalha de Lipsync
📍 Hotel San Marino | 🕒 22h
Pré-Parada
📍 Hotel San Marino | 🕒 23h30
🎟️ Ingressos: cheers.com.br - 31 de agosto (domingo)
17ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ do Sul de Minas
📍 Em frente à Praça da Matriz | 🕒 14h
Pós-Parada – “Chacoalhando os Esqueletos”
📍 Hotel San Marino | 🕒 18h
🎟️ Ingressos: cheers.com.br
Importância do evento
A Semana Sul Mineira da Diversidade Sexual é realizada pelo MGA – Movimento Gay de Alfenas, que completa 25 anos em 2025. Além de promover cultura e lazer, o evento se consolidou como um espaço de debate sobre direitos humanos, cidadania e respeito à comunidade LGBTQIAPN+.
A tradicional Parada do Orgulho, que encerra a programação, reúne participantes de toda a região, fortalecendo a visibilidade e a luta contra o preconceito no Sul de Minas.
Cada detalhe foi pensado com muito carinho por uma equipe pequena, mas gigante em dedicação, para que Alfenas respire diversidade por nove dias seguidos.
Esses eventos têm reflexo direto na vida das pessoas LGBTs+. Eles deixam Alfenas mais moderna, bonita e feliz, abrindo espaço para o respeito, para o diálogo e para a diversidade.
Por isso, prestigiar a Semana da Diversidade é mais que participar de uma festa: é ajudar a combater a intolerância, apoiar direitos humanos e fortalecer a cidadania.
🎯 Divulgue seu evento no Varginha Digital
Alcance milhares de leitores locais com nosso pacote completo de divulgação.
- ⭐ Destaque na home do site
- 📲 Post no Instagram & Facebook
- 💬 Compartilhamento em grupos de WhatsApp



