FNRH Digital moderniza check-in e traz novas regras para hospedagem em todo o Brasil
Nesta terça-feira (16), o ministro do Turismo, Celso Sabino, oficializou, durante a abertura da Equipotel em São Paulo (SP), a implementação da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) Digital, um avanço que promete mais agilidade, segurança e eficiência para hotéis, pousadas e demais meios de hospedagem no país.
A iniciativa faz parte da regulamentação da Lei Geral do Turismo e já está disponível por meio da Plataforma FNRH Digital.
De acordo com o presidente do SEHAV, Abrasel no Sul de Minas e ACIV, André Yuki, a regulamentação assinada pelo ministro estabelece diretrizes nacionais para os meios de hospedagem e anula diretamente a tramitação da proposta em Minas Gerais, reafirmando que a hotelaria é competência das esferas estadual e municipal.
“Com a força da união entre diversas entidades de classe, lideranças e apoiadores, conseguimos reverter os efeitos da PL 3788/25, de autoria da deputada estadual, Carol Caram (Avante). Colocamos nossa estrutura à disposição dos associados e filiados, reforçando nosso compromisso em representá-los com firmeza e responsabilidade”, destacou Yuki.
Segundo ele, essa conquista não beneficia apenas o setor de hospedagem mineiro, todo o Brasil sai ganhando.
Principais benefícios da FNRH Digital
Entre as mudanças trazidas pela ficha digital, destacam-se:
- Desburocratização do check-in e check-out, com redução de filas e economia de tempo;
- Produção de estatísticas qualificadas em tempo real sobre o fluxo de turistas;
- Dados confiáveis para embasar políticas públicas e fortalecer a posição do Brasil no mercado internacional.
“O turismo brasileiro vive um momento de transformação e a FNRH Digital é um marco desse processo. Estamos eliminando burocracias, ampliando a segurança de dados e modernizando a experiência de quem viaja pelo nosso país. Essa é mais uma entrega que fortalece o setor, beneficia turistas e empreendedores, e nos coloca em sintonia com as melhores práticas internacionais”, afirmou o ministro Celso Sabino.
Como funciona o novo sistema
O sistema foi desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Serpro e traz recursos como:
- Integração com sistemas de gestão hoteleira (PMS);
- Autenticação via gov.br;
- Pré-preenchimento de dados;
- Possibilidade de pré-check-in por QR Code ou link.
A plataforma segue ainda as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Quem ganha com a novidade?
- Hóspedes: podem realizar check-in antecipado e digital, evitando filas.
- Hotéis e pousadas: ganham em agilidade, redução de custos com papel e integração automática de informações.
- Governo: passa a contar com dados padronizados e confiáveis para orientar o planejamento do setor turístico.
Novas regras para diárias em hotéis
Além da ficha digital, o ministro assinou também uma portaria que estabelece procedimentos mínimos para limpeza, arrumação e higiene das unidades habitacionais.
A norma determina que o tempo destinado a esses serviços deve estar incluso no valor da diária e não pode ultrapassar três horas.
Os meios de hospedagem, agências de turismo e plataformas digitais deverão informar aos clientes os horários de entrada e saída, bem como o tempo previsto para higienização dos quartos.
A regulamentação ainda fixa requisitos mínimos, como a troca regular de roupas de cama e toalhas e a higienização completa da unidade durante a estadia. O objetivo é dar mais previsibilidade, transparência e segurança sanitária para hóspedes e empreendedores.
Com informações de: Ana Luísa Alves e Agência Gov



