Bronzeado dourado e saudável não existe

Publicidade

Especialistas alertam que sobre os riscos da exposição solar em busca do bronzeado dourado e saudável.

Chega o verão e o desejo de muitas pessoas é ter aquele bronzeado dourado e saudável, o que não existe. Especialistas ainda alertam sobre os perigos da exposição solar para a saúde da pele.

O chamado “bronzeado dourado” pode ser observado nas peles mais claras. Chegar a esse nível de bronzeado pode causar danos no DNA das células. “As  consequências serão vistas anos mais tarde, em forma de fotoenvelhecimento, manchas ou lesões cutâneas malignas. O ideal é respeitar seu tipo de pele e sua sensibilidade ao sol. Nunca queimar a ponto de “descascar”. Importante: evite se expor ao sol entre 10 e 16h”, detalha a dermatologista Dra. Ana Paula Fucci, Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e Academia Européia de Dermatologia (EADV).

Para quem tenta manter o “broze” o ano todo aderindo às câmaras de bronzeamento, o risco é ainda maior. A radiação é entregue de forma concentrada e direta, sem nenhum tipo de filtro ou proteção.  Por isso não faça bronzeamento artificial, sua pele agradece.

Por isso a médica ressalta que filtro solar não é uma permissão para a exposição ao sol. “Ele é um grande aliado, desde que sejam seguidas as orientações de horário, evitar exposição exagerada e usar complementos como bonés, óculos etc”, reforça Dra. Ana Paula Fucci.  

Publicidade

“Ah, mas eu uso filtro solar”, você deve estar pensando! De acordo com a Dra. Ana Paula, o uso do produto não é uma permissão para a exposição ao sol. “Ele é um grande aliado, desde que sejam seguidas as orientações de horário, evitar exposição exagerada e usar complementos como bonés, óculos etc”, reforça a dermatologista.  

Cuidado nunca é demais

A rotina de proteção solar deve ser seguida em qualquer época do ano, principalmente no verão.  “Não deixe para aplicar o filtro quando chegar na praia ou piscina, por exemplo. O ideal é aplicá-lo cerca de 20 minutos antes de se expor ao sol, para dar tempo de ser absorvido e começar a agir. Também devemos reaplicar o filtro solar a cada 2 horas ou após se molhar ou suar muito”, destaca a dermatologista Fabiana Seidl, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Confira cinco dicas Dra. Fabiana para uma proteção solar eficaz:

1- É preciso também saber a quantidade correta de filtro:

rosto e pescoço: 2g/cm2, o que equivale a uma colher de chá cheia; 
corpo: uma colher de chá para o braço e antebraço;
frente do tronco: uma colher de chá e outra colher para as costas;
coxa e perna: duas colheres de chá (uma para parte da frente e outra para parte de trás);

2- O ideal é usar filtro solar com FPS 30 ou maior. Para as crianças ou pessoas que possuem pele mais sensível, o FPS deve ser de no mínimo 50;

3.  As regiões mais esquecidas e que ficam sem proteção solar são pálpebras, lábios, ponta e cantinhos do nariz, orelhas, nuca, mãos e pés. E é claro, para os homens calvos é fundamental aplicar nas áreas sem cabelos;

4. Use roupas leves, claras e chapéu e óculos de proteção UV. Se você costuma ficar muito tempo no sol, redobre os cuidados e investa em roupas com proteção ultravioleta. As roupas normais ajudam a impedir o bronzeado, mas não impedem que a radiação chegue até a pele, portanto roupas específicas com proteção UV são ideais;

5. Cuidado com o guarda sol! Os modelos de nylon devem ser evitados. Este material permite que 90% da radiação ultravioleta chegue até você. Opte por modelos de cor escura, feitos de algodão, lona ou fibras sintéticas. Também existem modelos com tecido com proteção UV.  


Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui