Entenda a importância da vitamina A para nosso organismo

Alguns alimentos são fontes da vitamina A

A vitamina A é uma nutriente muito importante para o nosso corpo. Ela é absorvida mais facilmente pelo nosso organismo com uma gordura, ou seja é uma vitamina lipossolúvel.

Então você que adere uma dieta restrita de gordura tome cuidado para não ter déficit de vitamina A.

Para aqueles que não consomem a vitamina A com frequência, saiba que o nosso corpo tem a capacidade de reserva-la, pórem em quantidade limitante, ingeri-la sempre é essencial.

Onde elas estão presentes?

Alguns alimentos são fontes da vitamina A, por exemplo: cenoura, abobora, tomate, manga, mamão e outras frutas e hortaliças de pigmento amarelado e alaranjados.

Também está presente em fontes de origem animal, como por exemplo: ovo, precisamente na gema do ovo e também no fígado bovino.

A beautiful woman caressing her skin while holding a hand mirror

Entre seus benefícios para a saúde está a melhora na visão, fortalece o sistema imunológico, é um excelente antioxidante no combate a radicais livres, diminui risco de doenças cardiovasculares, previne o envelhecimento precoce melhorando o aspecto da pele, cabelos e unhas.

Deficiência

Os principais sintomas da deficiência de vitamina A são: olhos, boca e pele secos, dor de cabeça, dor nos olhos, falta de apetite, infecções frequentes, unhas quebradiças e fadiga.

Porém tudo que é em excesso não é bom, e o excesso de vitamina A também não, cada idade requer uma quantidade ideal.

Ela pode deixar a pele amarelada no caso de pessoas com tom de pele mais claras.

Atenção, uso de bebida alcoólica em excesso pode colocar em risco a reserva de vitamina A no organismo, gastando mais.

Cabelos

Um dos benefícios da vitamina A está relacionada a sua capacidade de restaurar a hidratação dos fios, ela forma um filme que reveste as camadas dos fios capilares permitindo desta forma que ocorra uma maior retenção da umidade, além disso, por também ter ação antioxidante, a vitamina A combate o envelhecimento precoce das madeixas, promovendo um aspecto mais saudável aos cabelos e colaborando para o seu crescimento.

A vitamina A promove inúmeros benefícios aos cabelos, alguns deles são:

  • Maior hidratação dos fios
  • Auxilia no crescimento adequado
  • Reduz o ressecamento e a opacidade
  • Combate o envelhecimento precoce dos fios e sua consequente queda
  • Reduz as pontas duplas
  • Melhora o aspecto do fio

Gostou das informações?

Então acompanhe com a esteticista Leticia Vinhas tudo sobre o mundo da beleza e de tratamentos estéticos no Beleza Digital. A coluna vai ao ar sempre aos sábados.

Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome