Entenda a importância de proteger a pele dos raios UVA e UVB

Proteger a pele diariamente é essencial.

O calor já chegou com tudo e fugir dos raios ultravioletas é uma missão quase impossível. Esses raios são uma das causas do envelhecimento. Os raios ultravioletas são os que mais prejudicam a nossa pele e são divididos em raios UVA e UVB.

Os raios UVA são mais longos, sendo assim penetram mais profundamente na pele. Causam a morte das células e o enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, causando as indesejáveis rugas e linhas de expressão. A radiação UVA é intensa o ano todo.

Já os raios UVB são mais fortes e prejudiciais do que os raios UVA. Sua penetração na pele é menor, e além de afetar a pele ele pode danificar os olhos. A radiação UVB interage diretamente com o DNA, produzindo mutações nas células que predispõe ao câncer de pele. Sua maior incidência é no verão.

Como já disse a radiação UVB tem baixo poder de penetração na pele, mas devido à alta energia pode acometer queimaduras e pigmentação indireta na pele, ou seja, migração de melanina para a primeira camada da pele, produzindo um bronzeamento duradouro.

São também responsáveis pelos danos imediatos como vermelhidão, ressecamento, queimaduras, diminuição da resistência da pele. A intensidades pode mudar conforme a hora do dia.

Proteção é essencial

A melhor forma de combater o fotoenvelhecimento e suas consequências é a prevenção. O número de rugas da pele está fortemente associado às horas de exposição solar durante a vida.

O método mais efetivo de prevenir o fotoenvelhecimento é evitar a exposição direta aos raios ultravioletas, fazendo uso de barreiras físicas como chapéu e roupa adequada, principalmente para as pessoas que trabalham diretamente expostas ao sol.

 A conscientização do uso diário do filtro solar é alvo de campanhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia e, sem dúvida, é o principal caminho para evitar os efeitos danosos da radiação.

O protetor solar ideal deve conter amplo espetro solar, conferindo proteção UVA e UVB.

Se você não sabe qual o filtro solar que atende todos os requisitos de uma correta proteção, procure um profissional capacitado para te orientar a escolher o ideal para o seu tipo de pele.

Gostou das informações?

Então acompanhe com a esteticista Leticia Vinhas e a Hair Style Valéria Lima, do Ateliê da Beleza, tudo sobre o mundo da beleza e de tratamentos estéticos no Beleza Digital. A coluna vai ao ar sempre aos sábados.

Leticia Vinhas – Esteticista

Leticia Gabriela Aparecida Vinhas
Esteticista no Ateliê da Beleza, em Varginha. Graduada no Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética pelo Unis – Centro Universitário do Sul de Minas.  Especialista em Estética Facial e Corporal.

 


Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.

Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome