Entenda o que é e como tratar a rosácea

A rosácea é muito confundida com a acne.

Nessa coluna vamos falar um pouco sobre a Rosácea. Muito confundida com acne, a rosácea apresenta na pele uma vermelhidão, isso acontece por conta da dilatação dos vasos sanguíneos, deixando a pele com aspecto de blash natural nas bochechas.

Mas ela também apresenta outros sintomas como pele irritada, quente e com muita sensibilidade. As regiões mais comuns são testa, nariz, queixo e principalmente as bochechas.

Ela é uma doença vascular crônica que pode acometer homens e mulheres, mas principalmente mulheres de pele clara. Ainda não tem uma causa definida, estudos indicam genética e hipersensibilidade. Ela pode se agravar por fatores emocionais, temperaturas altas como banho quente e lareiras; alimentos e bebidas quentes; cigarro e bebida alcoólica.

Existem 4 tipos de rosácea:

Eritemato telangectasia: inicialmente apresenta vermelhidão e visíveis vasos sanguíneos na pele.

Pápula pustular: desenvolve pequenas pápulas e pústulas, pontos inchados com ou sem inflamação.

Fimatosa: aumento da espessura da pele, deixando-a cada vez mais irritada e grossa, com aumento da produção sebácea.

Ocular: acomete a região dos olhos, próximo aos cílios causando descamação, se não tratada corretamente pode colocar em risco a visão.

O cuidado na pele com rosácea tem que ser redobrado, ela precisa estar sempre hidratada, protegida com protetor solar e evitar exposição excessiva ao sol, evitando assim a hipersensibilidade.

É muito importante usar produtos hipoalergênicos e que possuam principalmente ativos calmantes.

Tratamentos

Pode ser tratada com medicamentos tópicos ou via oral (indicado apenas por dermatologistas), laser e luz pulsada.

Gostou das informações?

Então acompanhe com a esteticista Leticia Vinhas e a Hair Style Valéria Lima, do Ateliê da Beleza, tudo sobre o mundo da beleza e de tratamentos estéticos no Beleza Digital. A coluna vai ao ar sempre aos sábados.

Leticia Vinhas – Esteticista

Leticia Gabriela Aparecida Vinhas
Esteticista no Ateliê da Beleza, em Varginha. Graduada no Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética pelo Unis – Centro Universitário do Sul de Minas.  Especialista em Estética Facial e Corporal.

 

 


Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.

Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome