Entenda o que é o vitiligo

Na coluna de hoje vamos falar sobre um assunto no qual está fora do conhecimento de grande parte da população, uma doença chamada Vitiligo. A falta de informação gera um olhar preconceituoso e traumas a quem sofre desse problema.

O vitiligo é uma doença caracterizada pela despigmentação da pele, as manchas se formam devido a diminuição de melanócitos, que são células responsáveis pela produção de melanina, o pigmento que nos dá a cor.

É caracterizada por lesões de hipopigmentação, ou seja manchas brancas na pele que se espalham pelo corpo todo, o tamanho da mancha varia de pessoa a pessoa.

As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes estão ligados. Alterações e traumas emocionais também estão relacionados aos fatores que desencadeiam o vitiligo.

O vitiligo possui várias formas de tratamento, mas varia de acordo com o diagnóstico de cada paciente. Ainda não foi descoberto um tratamento que de fato alcançasse a cura.

É importante ressaltar que o vitiligo NÃO é uma doença contagiosa.

Existem 2 tipos

A segmentar se manifesta em apenas uma parte do corpo, pelos e cabelos também podem perder a coloração.

A não segmentar é o tipo mais comum, se manifesta nos dois lados do corpo. Em geral surgem primeiramente em extremidades como mãos, pés e boca.

Prevenção

Para evitar que as manchas já existentes piorem é necessário evitar usar roupas apertadas ou que provoquem atritos, evitar exposição solar e controlar o estresse.

Gostou das informações?

Então acompanhe com a esteticista Leticia Vinhas tudo sobre o mundo da beleza e de tratamentos estéticos no Beleza Digital. A coluna vai ao ar sempre aos sábados.

 


Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.

Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome