Envelhecimento da pele: veja como tratar

Publicidade

Dermatologistas  explicam o que é possível fazer para retardar o envelhecimento da pele.

A nossa pele se modifica perdendo o viço e a vitalidade ao longo da vida, a textura também muda. É chamado de envelhecimento da pele. Mas afinal, é possível tratar ou retardar os efeitos?

É o que vamos responder agora.

O envelhecimento pode ser dividido em intrínseco ou extrínseco.  O intrínseco  (ou cronológico) é aquele determinado pela genética e idade, e o extrínseco (ou fotoenvelhecimento), é aquele causado ou acentuado pela radiação ultravioleta e outras causas externas.

“Assim, já fica fácil entender que indivíduos que se expõe muito ao sol envelhecem mais cedo, principalmente os de pele clara. Quanto mais clara a pele, menor a proteção dada pela melanina, quanto mais escura, maior a resistência natural.  Além da radiação solar, o estilo de vida, hábito de fumar, estresse, alimentação rica em carboidratos e uso frequente de bebidas alcoólicas são outros fatores que contribuem para o envelhecimento”, explica a dermatologista Dra. Ana Paula Fucci, Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da Academia Europeia de Dermatologia (EADV).

Publicidade

Mas e aí, o que podemos fazer?

Alguns dermocosméticos ajudam a cuidar da pele. Os cremes com substâncias antioxidantes ajudam a neutralizar a produção de radicais livres na pele. Seu uso ajuda a combater o envelhecimento extrínseco, o surgimento de novas rugas, uniformizar o tom de pele e melhorar a flacidez.

“Entre vários, o ativo como excelente opção  é a vitamina C, que impede a ação dos radicais livres no corpo, aumenta a produção de colágeno e deixa a pele mais uniforme e luminosa. O ácido glicólico também atua na renovação celular, refina e uniformiza a camada mais superficial da pele, reduzindo, assim, a profundidade dos sulcos, como ainda melhora a sua textura e previne o aparecimento de novas linhas“, detalha Dra. Laís Leonor.

Outra opção são produtos com ácido hialurônico.  O melhor creme e tratamento para cada paciente demanda uma avaliação personalizada do dermatologista.  “É preciso avaliar tipo de pele e necessidade de cada um. No caso de cremes e séruns com ácido hialurônico são cosméticos, dermocosméticos usados como hidratantes e na prevenção do envelhecimento.Os géis de ácido hialurônico são usados principalmente nos protocolos de embelezamento e rejuvenescimento facial com resultados muito bons”, explica o Dr. Franklin Veríssimo que atua com médica estética em Fortaleza, no Ceará.

Além de prescrever produtos, os médicos indicam também tratamentos personalizados aos pacientes. Existem procedimentos que estimulam a produção natural de colágeno e que oferecem efeitos mais duradouros e de aparência mais saudável. Especificamente na nossa pele, o colágeno fica localizado na camada chamada de derme.

O colágeno é importantíssimo para garantir a aparência jovem e saudável da pele, junto com a elastina conferem elasticidade e firmeza. A partir dos 25 anos,  inicia-se uma redução natural da produção de colágeno pelo organismo.

“Os tratamentos para prevenção e redução dos sinais de envelhecimento que recomendo e são bem conhecidos são o preenchimento facial com ácido hialurônico e o uso da toxina botulínica. O preenchimento pode ser feito usando géis estéreis para uso injetável. Esses géis de ácido hialurônico são usados para repor e preencher os déficits de volume no rosto e no corpo, sendo usado para o tratamento olheiras, lábios, sulco nasogeniano (bigode chinês), cicatrizes profundas de acne, além de celulites e depressões corporais. Pode ser usado também para dar sustentação em protocolos de embelezamento e rejuvenescimento facial”, completa Veríssimo

Veja seis passos essenciais para prevenir o envelhecimento e cuidar bem da saúde da pele:

usar filtro solar diariamente;

hidratar e usar produtos adequados a sua pele e sua idade, seja para prevenir ou tratar;

não dormir sem higienizar a pele da face, retirando maquiagem e outras impurezas;

ter uma dieta equilibrada;

ter hábitos de vida saudáveis ;

visite sua dermatologista ao menos duas vezes ao ano, para eventuais procedimentos que possam te auxiliar



Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui