Luzes em prol da saúde: conheça a fototerapia

A fototerapia usa luzes para fins terapêuticos.

É uma técnica que utiliza a luz para fins terapêuticos, onde os tecidos absorvem a luz através de uma molécula receptora chamada cromóforo, onde a melanina é um dos principais cromóforos presentes na pele.

Os LEDs (Light Emitting Diodes)

A Fototerapia por LEDs transporta energia para as células através de irradiação eletromagnética. A Fototerapia não é invasiva e não emite raios UV. É uma técnica muito segura e totalmente indolor pois não causa aumento da temperatura da superfície da pele.

O tratamento com os LEDs estimulam a produção de colágeno sendo indicada para rejuvenescimento, cicatrização de feridas e até mesmo crescimento capilar, combatendo a calvície. Além disso é capaz de clarear manchas, tratar a acne e lesões na pele.

Algum dos benefícios

Sem efeitos colaterais e tempo de recuperação, não oferece restrição ao tipo de pele, não danifica os tecidos subdérmicos e deixa a pele em volta da lesão intacta.

As cores e suas aplicações

LUZ VERMELHA: Possui efeito regenerador e anti-inflamatório. Aumenta a capacidade de produção e regeneração de colágeno, favorece o rejuvenescimento facial, minimizando linhas de expressão.

LUZ AZUL: Ação bactericida, oxigenante e cicatrizante. Na acne ativa tem efeito foto destruidor da bactéria, diminui a produção de sebo, auxiliando na oxigenação e na regeneração do tecido.

LUZ ÂMBAR: Tem propriedades drenantes e desintoxicantes, melhorando a circulação sanguínea e linfática, minimizando edemas, estimulando a presença de água. Além disso possui efeito calmante nos casos de vermelhidão causada por rosácea.

Contraindicações

Grávidas, pessoas com foto sensibilidade, dermatose desencadeada ou agravada pela luz, catarata ou glaucoma, câncer de pele, história pessoal de câncer de pele, problemas cardíacos, marca-passo, albinismo e enxaqueca.

Pode ser associado a outras técnicas de tratamento.

Gostou das informações?

Então acompanhe com a esteticista Leticia Vinhas e a Hair Style Valéria Lima, do Ateliê da Beleza, tudo sobre o mundo da beleza e de tratamentos estéticos no Beleza Digital. A coluna vai ao ar sempre aos sábados.

Leticia Vinhas – Esteticista

Leticia Gabriela Aparecida Vinhas
Esteticista no Ateliê da Beleza, em Varginha. Graduada no Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética pelo Unis – Centro Universitário do Sul de Minas.  Especialista em Estética Facial e Corporal.


Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.

Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome