Simples atitudes para uma pele saudável

Na coluna Beleza Digital vou dar dicas de como cuidar da pele.

Por se tratar de um órgão externo, a pele é submetida a todos os tipos de agentes agressores como por exemplo o sol, calor, vento e o frio. E por falar em frio, no inverno nossa pele requer uma atenção especial, banhos quentes e demorados resultam em peles secas e desidratadas. Se você não tem o hábito de cuidar da pele, bora correr atrás do prejuízo, né?

Aqui vai algumas dicas de cuidados diários com a pele do rosto que podem fazer toda diferença.

Rotina

O primeiro passo é ter rotina. Nada de desculpas e esquecimentos. O ideal é cuidar todos os dias pela manhã e à noite. Esse procedimento é tão importante quanto tomar banho. Além de limpa, a pele fica com aspecto saudável e jovem, isso quem não quer né?

E vale lembrar que a pele do rosto é mais sensível que o resto do corpo, por conta disso não pode ser lavada com água quente do chuveiro, além de causar ressecamento, quem sofre com problema de oleosidade acaba piorando a situação.

Produtos corretos

O segundo passo é saber quais são os produtos corretos. Todos os produtos devem ser escolhidos de acordo com o seu tipo de pele:

  • Para peles mistas e oleosas, os produtos devem ser livres de óleo ou que em gel creme.
  • Para as secas os produtos mais hidratantes.
  • Para as sensíveis, produtos com ativos calmantes.Usar o produto errado pode não trazer o resultado desejado, por isso procure ajuda de um profissional capacitado.

Ordem correta

O terceiro passo é a ordem correta para a aplicação dos produtos, cada um tem uma função especifica. É aí que muita gente se perde!

Primeiro é necessário higienizar o rosto com um sabonete líquido, fazendo movimentos circulares e retirar com água sem deixar nenhum resíduo. Em seguida vem o tônico, além de auxiliar na limpeza ele vai reequilibrar o pH da pele, preparando-a para receber o próximo produto.

A hidratação uma das etapas mais importantes, ajuda na elasticidade, traz luminosidade e repõe umidade a pele o que favorece a absorção de nutrientes.

Por último o indispensável, protetor solar. Previne manchas, rugas/linhas de expressão e o câncer de pele.

Cuidados

Tenha muito cuidado com esfoliantes caseiros, suas esferas (partículas) irregulares podem machucar a pele. Os esfoliantes industrializados possuem suas partículas arredondadas, o que protege a pele de uma agressão indesejada.

Atenção

Tirar a maquiagem, sempre!!!!!

A maquiagem em si não prejudica a pele, mas dormir com ela pode obstruir os poros e provocar o aparecimento de acnes e envelhecimento precoce.

Tratamento

A noite é o melhor momento para os tratamentos. Neste momento devem ser aplicados ácidos secativos, hidratantes e clareadores.

Parece muita coisa, né? Mas tudo fica mais tranquilo quando você não leva isso como obrigação, mas como uma demonstração de amor com você mesma.

Gostou das informações? Então acompanhe com a esteticista Leticia Vinhas e a Hair Style Valéria Lima, do Ateliê da Beleza, tudo sobre o mundo da beleza e de tratamentos estéticos no Beleza Digital. A coluna vai ao ar sempre aos sábados.

Acompanhe também pelo Facebook e Instagram do Varginha Digital.

Leticia Vinhas – Esteticista

Leticia Gabriela Aparecida Vinhas
Esteticista no Ateliê da Beleza, em Varginha. Graduada no Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética pelo Unis – Centro Universitário do Sul de Minas.  Especialista em Estética Facial e Corporal.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome