Brigadeiros Gourmet de Nozes e de Morango com Coco

Doce típico da culinária brasileira, de origem paulista. Difundiu-se no país rapidamente sendo muito querido nas festas infantis.

Quem nunca roubou um brigadeiro da mesa de festa antes de partir o bolo que atire a primeira pedra. Não há dúvida: ele é querido em todo Brasil e com a gourmertização foi elevado a um novo patamar. Vamos preparar essa delícia!

Ingredientes

Brigadeiro Gourmet de Nozes
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de cacau em pó 33%
500 gramas de nozes
1 pacote de Chocoball ou a marca que você encontrar

Brigadeiro Gourmet de Morango com Coco
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
1 pacote de gelatina de morango
1 pacote de coco ralado
1 pacote de açúcar cristal vermelho

Modo de Preparo:

Brigadeiro Gourmet de Nozes
Em uma panela coloque o leite condensado, uma colher de manteiga, o cacau em pó 33% e 50 gramas de nozes picadas. Leve ao fogo e cozinhe até soltar da panela. Coloque em um prato e deixe esfriar.

Brigadeiro Gourmet de Morango com Coco
Em uma panela coloque o leite condensado, uma colher de manteiga, a gelatina de morango e o coco ralado. Leve ao fogo e cozinhe até soltar da panela. Coloque em um prato e deixe esfriar.

Finalização
Enrole os brigadeiros de morango com coco e passe no açúcar cristal vermelho. Coloque nas forminhas e sirva. Já para os brigadeiros de nozes, pique as nozes restantes, enrole o brigadeiro e passe nas nozes picadas. Você também pode passar no chocoball. Coloque nas forminhas e sirva.

Curiosidade: Você sabe a origem do brigadeiro?

Conforme relatam historiadores da alimentação, seu nome é uma homenagem ao militar Eduardo Gomes. Em dezembro de 1945, o Rio de Janeiro era a capital federal do Brasil e o país estava em época de campanha presidencial.

O candidato Eduardo Gomes, de patente militar Brigadeiro, fazia muito sucesso com as mulheres. Seu slogan de campanha era: “Vote no Brigadeiro, que é bonito e solteiro”.

As eleitoras mais devotas decidiram tentar promover a sua campanha organizando festas para angariar fundos e dar visibilidade ao candidato, e tiveram a ideia de elaborar um doce para vender. Com o fim da Segunda Guerra Mundial havia uma imensa falta de leite fresco e açúcar. Assim, elas decidiram usar o leite condensado, misturando-o com manteiga e chocolate.

O candidato não foi eleito, mas o doce foi um sucesso e ficou conhecido como “o doce do Brigadeiro”. Com o tempo teve seu nome abreviado e espalhou-se por todo país.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome