Receita doce para alegrar o final de semana. Chocolate, laranja e amêndoas precisa de algo mais?

Várias lendas cercam a origem do brownie. Mas uma que me agrada muito é a que conta que uma dona de casa em Bangor, Maine, EUA, estava fazendo um bolo de chocolate e esqueceu de acrescentar o fermento em pó na receita. Após assar e perceber que a massa não tinha crescido, resolveu servir as fatias ‘soladas’. Caindo no gosto popular e surgindo então devido ao erro de uma dona de casa.

Vamos ao passo a passo:

Ingredientes

150 gramas de chocolate meio amargo
135 gramas de manteiga sem sal
135 gramas de açúcar
4 unidades de Ovo separando claras e gemas
1 unidade de laranja (só as raspas)
135 gramas de Farinha de amêndoas
35 gramas de farinha de trigo
Uma pitada de sal
10 ml de licor de laranja
100 gramas de amêndoas laminadas torradas

Como fazer

Pré-aqueça o forno a 170°C. Unte e forre com papel manteiga uma assadeira quadrada de 15 cm. Em uma batedeira, coloque o açúcar, as raspas de laranja e a manteiga, batendo até a mistura ficar homogênea. Adicione as 4 gemas, uma por uma, misturando bem a cada adição. Derreta o chocolate em banho-maria e mexa delicadamente. Depois, despeje na mistura de manteiga.

Peneire a farinha de amêndoas junto com a farinha de trigo. Adicione na massa e, em seguida, acrescente também o licor. Bata as claras em neve com uma pitada de sal para formar picos. Incorpore delicadamente as claras em neve à massa e depois acrescente as lascas de amêndoas. Despeje a mistura na assadeira untada e leve ao forno. Deixe assar por 45 minutos ou até que um palito saia limpo. Depois, deixe o brownie esfriar. Quando estiver frio, cubra com ganache de chocolate. Corte em quadrados e sirva!

Bom apetite!

Professora Carine

Chef Carine Domingueti Professora Carine Pereira Domingueti MBA em Gestão de Turismo e Hospitalidade. Graduada em Gastronomia. Aperfeiçoamento em várias áreas da gastronomia como Garde Manger, Rôtisseur, Entremétier, Patissier e Boulanger.

Voltar para a Página Inicial | Curta o Varginha Digital no Facebook



DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome