O camarão é um fruto do mar delicioso que está presente em várias receitas brasileiras. Nesta receita juntamos a bruscheta italiana e recheamos com creme de camarão.

O problema do camarão é que ele pode ser bem chatinho de preparar. São necessários alguns cuidados para deixá-lo macio e delicioso. Dois erros que as pessoas cometem ao prepará-lo são não limpar o camarão e o cozimento.

Limpar o camarão é trabalhoso, mas que deve ser feito. Ele possui duas finas tripas, uma embaixo e uma em cima. A limpeza pode ser feita com uma tesourinha, um palito de dente ou uma faca pequena e depois basta passar na água corrente.

Já o cozimento deve ser rápido para que ele não fique borrachudo. Coloque os camarões na água fervendo por 1 a 2 minutos. Desligue o fogo e tampe a panela e deixe cozinhar no calor da água por mais 8 minutos. Eles ficarão rosados.

Vamos ao passo a passo:

Ingredientes

500 g de camarões miúdos
Sal e suco de limão a gosto
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
3 tomates sem pele e sem semente
1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes
Cheiro-verde a gosto
2 baguetes italianas
2 colheres (sopa) de manteiga
2 dentes de alho amassado
1 colher (sopa) de queijo ralado
1 lata de creme de leite
3 colheres (sopa) de leite
2 gemas passadas por peneira
2 colheres (sopa) de farinha de trigo queijo ralado para polvilhar

Como fazer

Limpe e lave bem os camarões, tempere com sal e suco de limão. Reserve por 30 minutos.Em seguida, afervente-os no vapor ou na água, aqueça o óleo e doure a cebola, o alho e o tomate, refogue.

Acrescente os camarões reservados, juntando as azeitonas e o cheiro-verde. Misture bem a manteiga e o alho, corte as baguetes em fatias, passe a manteiga e o alho no pão e leve ao forno até que fique crocante e torrado.

Misture o queijo ralado, creme de leite, leite e as gemas, unte uma fôrma refratária, espalhe as fatias torradas, com o molho e depois com o creme, polvilhe com queijo e leve ao forno para gratinar.

Bom apetite!

Professora Carine

Chef Carine Domingueti Professora Carine Pereira Domingueti MBA em Gestão de Turismo e Hospitalidade. Graduada em Gastronomia. Aperfeiçoamento em várias áreas da gastronomia como Garde Manger, Rôtisseur, Entremétier, Patissier e Boulanger.

Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome