Continuando o nosso tour gastronômico pela América não poderia esquecer os los hermanos e deixar de falar sobre um dos pratos mais famosos: as empanas das argentinas.

A popularidade da empanada na Argentina é equivalente ao da cozinha no Brasil. Esse lanche rápido é encontrado em quase todos os estabelecimentos do país. Parecido com um pastel, podem ser fritas ou assadas no forno e recebem muitos ingredientes. Podemos encontrar diversos sabores, o tradicional de carne, com queijo e presunto, queijo e cebola e até frango com espinafre.

Vamos ao passo a passo:

Ingredientes

Para a massa:
3 xícaras de trigo
1 gema
½ xícara de banha ou manteiga ou uma mistura de ambos
De ¾ a 1 xícara de leite quente
½ colher de sopa de sal

Para o recheio
500g de carne moída
2 cebolas cortadas em cubos, cerca de 3 xícaras
½ xícara de banha ou manteiga
2 colheres de sopa de páprica defumada
2 colheres de sopa de chili em pó ou qualquer pimenta
1 colher de sopa de orégano fresco
½ colher de sopa de cominho moído
1 maço de cebolinha picada
3 ovos cozidos
¼ xícara de azeitonas picadas
Sal e pimenta a gosto
1 ovo, clara e gema separadas batidas

Como fazer

Misture o trigo e o sal em um processador de alimentos, adicione a banha ou manteiga e misture bem. Adicione a gema e o leite aos poucos. Bata até formar uma massa. Faça duas bolas e amasse até virar um disco, reserve na geladeira por 30 minutos.

Depois abre com o rolo até ficar bem fina, jogue farinha de trigo se for preciso. Corte em discos para fazer as empanadas. Use os discos de empanadas imediatamente ou guarde na geladeira até usar.

Coloque a carne moída, a páprica, a pimenta, o cominho e o sal numa tigela grande, misture todos os ingredientes e deixe descansar até a hora de usar. Derreta a banha em uma frigideira, adicione a cebola e o sal, cozinhe até a cebola ficar macia, cerca de 8 minutos. Adicione a mistura de carne à cebola e cozinhe em fogo médio até a carne estar no ponto, mexendo frequentemente. Deixe a carne esfriar e misture a cebolinha e o orégano.

Para montar as empanadas coloque uma colher da carne no centro de cada disco, adicione uma fatia do ovo e da azeitona. Pincele as bordas dos discos de empanadas com clara de ovo, você também pode usar água mas a clara de ovo é uma cola natural que ajuda a fechar as empanadas.

Dobre os discos de empanadas e cole as bordas gentilmente usando os dedos, vire e dobre as bordas com os dedos, e como o passo final use um garfo para apertar e terminar de selar as empanadas. Pincele suavemente as empanadas com a gema; isso dará um toque dourado quando assarem. Deixe as empanadas descansarem na geladeira por aproximadamente 30 minutos ou até poder assar. Pré-aqueça o forno a 200 ºC por aproximadamente 25 minutos.

Bom apetite!

Professora Carine

Chef Carine Domingueti Professora Carine Pereira Domingueti MBA em Gestão de Turismo e Hospitalidade. Graduada em Gastronomia. Aperfeiçoamento em várias áreas da gastronomia como Garde Manger, Rôtisseur, Entremétier, Patissier e Boulanger.

Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.

Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome