A receita de hoje também faz parte do tema especial América, o salpicão é uma criação 100% brasileira.

 
Raros são os pratos da ceia do brasileiro que foram criados na nossa terrinha. Um destes é o salpicão, seu nome veio da palavra salpicón, da na culinária mexicana e francesa, que é o ato de preparar um ou mais ingredientes crus ou cozidos em um determinado tipo de molho.

A versão atual do prato no Brasil tem seus primeiros registros em meados da década de 50. Existe diversas receitas e cada família tem seu toca especial. Mas os ingredientes tradicionais são: a maionese, cenouras, batatas, pimentão de varias cores, carne de frango, salsão, pimenta e frutas como abacaxi, cereja, maçã verde e uva passa.

Vamos ao passo a passo:


Ingredientes

1 kg de filé de frango cozido com sal
2 cenouras raladas
200g de uvas passas pretas sem caroço
100g de azeitonas pretas ou verdes
1 pimentão vermelho pequeno bem picado
1 maçã
300g de milho em conserva ou ervilhas frescas
Maionese para dar ponto
3 colheres de creme de leite sem soro
Salsinha, sal, azeite e limão a gosto
300g batata palha

Como fazer

Cozinhe o frango, desfie e reserve. Rale a cenoura no ralo mais fino e reserve. Pique a azeitona. Misture com os outros ingredientes, inclusive com as passas, a salsa picada e a maçã cortada também em tirinhas sem casca. Acrescente o milho e ervilha.

Tempere todos os ingredientes com sal, limão e azeite e coloque maionese, até dar ponto. Finalize com o creme de leite. Reserve na geladeira até a hora de servir.

Para servir, misture um pouco da batata palha e arrume numa tigela. Cubra com o restante da batata e decore com ramos de salsa e pimentão em tiras.

Bom apetite!

Professora Carine

Chef Carine Domingueti Professora Carine Pereira Domingueti MBA em Gestão de Turismo e Hospitalidade. Graduada em Gastronomia. Aperfeiçoamento em várias áreas da gastronomia como Garde Manger, Rôtisseur, Entremétier, Patissier e Boulanger.

Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.

Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome