Com ingredientes saborosos, o lombo suculento agrada gregos e troianos.

Na coluna Na Cozinha desta semana vou ensinar uma forma de incrementar o tradicional lombo. O preparo do prato é simples. O segredo é o molho de laranja.

Veja o passo a passo

Ingredientes

1 peça de lombo
2 xícaras de vinagre
2 cebolas em pedaços
5 dentes de alho
¼ de xícara de suco de limão
Salsa, sal e pimenta

Molho

150 gramas de bacon em cubinhos
150 gramas de presunto em cubinhos
1 gomo de linguiça calabresa em cubinhos
2 cebolas em cubinhos
3 dentes de alho triturados
3 xícaras de água
3 colheres de molho inglês
3 colheres de molho de tomate
1 e ½ colher de amido de milho
1 xícara de suco de laranja coado

Como fazer

Dois dias antes lave o lombo em água corrente e deixe de molho em água com metade do vinagre por ½ hora. Escorra e reserve.

Bata no processador a cebola, o alho, o vinagre restante, o suco de limão, salsa, sal e pimenta. Besunte essa pasta no lombo, cubra e reserve na geladeira.

Dois dias depois forre uma assadeira com papel-alumínio e coloque o lombo. Cubra com o papel-alumínio, vedando bem as laterais e asse em forno médio, a 200°C por 2 e ½ a 3 horas. Retire o papel-alumínio e deixe dourar por 30 minutos. Fatie e sirva com o molho.

Como fazer o molho

Frite o bacon até ficar sequinho. Junte o presunto e a calabresa e frite até dourar. Refogue acrescentando a cebola e o alho. Junte a água, o molho inglês e o molho de tomate. Deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Coe e com as partes sólidas faça uma farofa. Volte o líquido ao fogo, junte o amido de milho diluído no suco de laranja e cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Ajuste o sal e sirva com o lombo.

Bom apetite!

Fonte: Coleção Dona Benta.

Veja mais receitas na coluna Na Cozinha.

Professora CarineChef Carine Domingueti
Professora Carine Pereira Domingueti MBA em Gestão de Turismo e Hospitalidade. Graduada em Gastronomia. Aperfeiçoamento em várias áreas da gastronomia como Garde Manger, Rôtisseur, Entremétier, Patissier e Boulanger. Atua como professora titular no Centro Universitário do Sul de Minas  na Unidade de Gestão da Educação a Distância de Tecnologia em  Gastronomia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome