Pão Doce de Canela: delicioso no sabor e no aroma

Conhecido por Cinnamon Rolls nos Estados Unidos, esses pãezinhos doces de canela deixam um cheiro delicioso na casa ao assarem.

A arte de fazer pão é uma terapia. Preparar a massa, moldar os pãezinhos em formatos variados e degustar delícias feitas pelas suas mãos é uma alegria. Além disso, fazer pães em casa é muito econômico, pois não é preciso ter “mão boa” para fazer pães.

São necessários paciência e disposição para sovar bastante a massa, o que garantirá produtos sempre fofinhos. Mas hoje, para nossa felicidade, já existe a batedeira. Então, podemos sovar a massa com ela. Olha que ótima dica!

Ingredientes

Massa:
285 ml de leite
50 gramas de fermento fresco
690 gramas de farinha de trigo
140 gramas de manteiga
140 gramas de açúcar
100 gramas de ovos (3 ovos)
20 gramas de sal

Recheio:
300 gramas de açúcar
60 gramas de canela em pó
50 gramas de manteiga

Modo de Preparo

Esquente o leite a 28°C.
Misture o fermento fresco e 1/3 da farinha de trigo. Reserve.
Bata bem a manteiga com o açúcar.
Misture a pasta de fermento.
Acrescente os ovos e finalize com a farinha de trigo e o sal.
Agora é a hora de sovar. Existem dois métodos: no primeiro você pode desenvolver a massa na mão por aproximadamente 8 minutos, acrescentando farinha de trigo na bancada, até que a massa não esteja grudando mais nas mãos. Cuidado para não colocar muita farinha. Este método exige força nos braços para que a massa se desenvolva.
Como segunda opção, você pode bater a massa na batedeira por 4 minutos. E neste caso deve-se acrescentar mais 200 gramas de farinha de trigo na batedeira. Coloque aos poucos e vá batendo. Assim você pode observar se precisa de mais ou menos farinha de trigo e ir acrescentando somente o necessário.
Deixe a massa fermentar a frio na geladeira por 1 hora e 30 minutos, coberta com um pano.
Abra a massa na bancada com o rolo em formato retangular e passe a manteiga. Misture o açúcar na canela e jogue por cima da manteiga na massa.
Enrole como um rocambole e corte em tiras como um rondele.
Coloque na assadeira e deixe descansar por 30 minutos a 27°C.
Asse no forno até dourar.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome