Sexta-feira Santa chegou e você que não pensou em nada especial? Não se preocupe, vou ensinar uma pizza de atum. Receita fácil, com ingredientes simples, que você deve ter na despensa.

A pizza é o tipo de alimento que dificilmente desagrada alguém, sendo verdade universal de ser uma das sete maravilhas da cozinha. Neste dia em que a grande maioria das pessoas do nosso país não comem carne vermelha, porque não fazer uma pizza de atum.

Vamos ao passo a passo:

Ingredientes

Ingredientes

Massa
1 tablete de fermento biológico ou 1 colher de (sopa) de fermento químico
2 colheres (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite morno (200 ml)
2 colheres (sopa) de óleo
1/2 xícara (chá) de água (100 ml)
1/2 colher (sopa) de sal
500 g de farinha de trigo


Molho
4 tomates médios, maduros, cortados ao meio
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/2 colher (chá) de sal
Pimenta-do-reino a gosto
2 batatas cozidas e amassadas


Recheio
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picada
2 latas de atum, escorridas
200 g de mussarela ralada
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Como fazer

Prepare a massa: em uma tigela grande, dissolva o fermento no açúcar e junte o leite, o óleo, a água e o sal. Acrescente a farinha de trigo, aos poucos, até obter uma massa lisa e homogênea. Cubra e deixe descansar por cerca de 30 minutos, ou até dobrar o volume.

Enquanto isso, faça o molho: no liquidificador, bata os tomates, o azeite, o sal e a pimenta, no modo pulsar, não deixando o molho totalmente líquido.
Prepare o recheio: em uma panela média, aqueça o óleo em fogo alto e refogue a cebola por 4 minutos. Junte o atum e os temperos e misture bem. Retire do fogo e reserve. Abra a massa em uma forma de sua preferência.

Espalhe o molho de tomates pelos discos e leve-os ao forno quente (200 graus), por 5 minutos. Distribua o recheio, cubra com a mussarela e volte ao forno por mais 10 minutos. Sirva em seguida.

Bom apetite!

Professora Carine

Chef Carine Domingueti Professora Carine Pereira Domingueti MBA em Gestão de Turismo e Hospitalidade. Graduada em Gastronomia. Aperfeiçoamento em várias áreas da gastronomia como Garde Manger, Rôtisseur, Entremétier, Patissier e Boulanger.

Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome