Petit Fours Madeleines e Financier

Petit fours uma paixão dos franceses para o chá da tarde agora na sua mesa.

Para você que não fica sem tomar um cafezinho com biscoitos de tarde, ensinaremos as receitas de dois petit fours (produtos confeccionados pequenos e assados em forno) tradicionais da França: Madeleines e os Financiers.

Vamos a receita!

Ingredientes:

Para as Madeleines:

200 gramas de manteiga derretida
4 unidades de ovos
190 gramas de açúcar refinado
30 gramas de mel
180 gramas de farinha de trigo
20 gramas de fermento em pó
Essência de baunilha a gosto

Para os Financiers:
180 gramas de manteiga derretida
150 gramas de açúcar de confeiteiro
50 gramas de açúcar mascavo
60 gramas de farinha de trigo
120 gramas de farinha de amêndoas
280 gramas de claras
200 gramas de mirtilo congelado ou framboesa congelada

Modo de Preparo:

Madeleines
Bata os ovos com o açúcar e a essência de baunilha até branquear. Acrescente a farinha de trigo e o fermento e misture. Finalmente acrescente a manteiga derretida com o mel.

Financiers
Colocar a manteiga em uma panela e deixar cozinhar até escurecer. Reserve. Bater as claras com o açúcar de confeiteiro e o açúcar mascavo. Acrescentar a farinha de trigo e a farinha de amêndoas até ficar uma massa homogenia. Misture a manteiga lentamente a massa.

Montagem:
Tradicionalmente as madeleines são assadas em forminhas com formato de conchas e os financiers são assados em forminhas retangulares. Mas nada impede que você asse com outros modelos, como as forminhas de empada. Unte as formas com manteiga e farinha de trigo. Despeje as massas nas forminhas. Acrescente um ou dois mirtilos em cada forminha de financier e leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 12 a 15 minutos ou até dourar.

Finalização:
Desenforme os petit fours e sirva com café da tarde. Para as madeleines podemos enfeitar com açúcar de confeiteiro ou glaçar em chocolate.

Curiosidade: Você conhece a história dos Petit Fours?
O termo francês petit fours significa pequeno forno. Originalmente francesa os petit fours são produtos confeccionados pequenos e assados em forno, por isso, recebem essa designação. Feitos normalmente para serem degustados em apenas uma bocada. Hoje temos diferentes variedades como os mini cookies, que tem origem americana, mas podem ser classificados como petit fours.  Outros exemplos são biscoitos, bolinhos, tortinhas e sequilhos. No Brasil esse termo se aplica mais aos biscoitos e sequilhos consumidos com o cafezinho ao final das refeições e cafés da tarde. Suas versões doces são tradicionalmente servidas como acompanhamentos para café, chá, sorvetes ou sobremesas cremosas e os salgados são perfeitos para aperitivos em coquetéis e buffets antes do prato principal.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome