Você conhece a cozinha francesa? Que tal fazer para o final de semana a quiche lorraine, uma torta tradicional da França.

Embora esse prato seja tradicional na França, sua origem é alemã, mas foram os franceses que o batizaram de “Lorraine”, uma torta aberta recheada com creme feito de leite e ovos, acrescido de bacon defumado e queijo.

Vamos ao passo a passo:

Ingredientes

Para a massa básica
· 2 xícaras de farinha de trigo
· 1 pitada de sal
· 125 g de manteiga gelada cortada em pedacinhos
Para o recheio
· Óleo (para untar)
· 1/2 xícara de bacon picado
· 4 ovos
· 1 xícara de creme de leite fresco
· 2 xícaras de queijo gruyère ralado grosso
· Sal e noz-moscada a gosto
· 1/4 de xícara de sálvia fresca inteira

Como fazer

Prepare a massa
Misture a farinha, o sal e a manteiga com a ponta dos dedos, até formar uma farofa. Acrescente 1/2 xícara de água gelada aos poucos, até que a massa fique homogênea. Deixe na geladeira, coberta com filme plástico, por 15 minutos. Abra a massa e forre a forma. Depois de recheadas e assadas, as quiches podem ser embaladas frias em filme plástico e congeladas na própria fôrma (se for refratária). Na hora de servir, leve ao forno moderado (180 °C), preaquecido, por dez a 15 minutos. Para saber se a quiche está assada, abra o forno e, com cuidado, balance ligeiramente a fôrma. Se o recheio estiver um pouco mole no centro e mais firme nas laterais, ela está pronta.

Prepare o recheio
Prepare a massa básica e forre com ela seis forminhas refratárias individuais, próprias para quiche, de 10 cm de diâmetro. Fure a massa com um garfo e leve ao forno moderado (180 °C) para assar por 15 minutos ou até ficar firme, mas sem dourar. Em uma frigideira antiaderente, frite o bacon até dourar. Retire e deixe escorrer sobre papel-toalha. Em uma tigela, bata ligeiramente os ovos, junte o creme de leite e o queijo ralado e misture. Tempere com sal e noz-moscada e acrescente o bacon. Despeje a mistura nas forminhas, sobre a massa pré-assada, distribua a sálvia e volte novamente ao forno por mais 20 minutos ou até começar a dourar e o recheio ficar firme. Desenforme. Sirva quente ou morna.

Bom apetite!

Professora Carine

Chef Carine Domingueti Professora Carine Pereira Domingueti MBA em Gestão de Turismo e Hospitalidade. Graduada em Gastronomia. Aperfeiçoamento em várias áreas da gastronomia como Garde Manger, Rôtisseur, Entremétier, Patissier e Boulanger.

Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome