Torta de creme de avelãs com frutas vermelhas

By Chef Carine Domingueti,

Para agradar os chocólatras de plantão nada melhor do que uma sobremesa que combinam frutas vermelhas, chocolate e avelã. Vamos a receita!

Ingredientes:

Massa
2 pacotes de bolacha de chocolate sem recheio
250 gramas de manteiga
100 gramas de avelã triturada

Recheio creme de avelã
2 pote de creme de avelã

Recheio creme branco
250 gramas de chocolate branco
120 gramas creme de leite
100 gramas de avelã triturada

Recheio de frutas vermelhas
300 gramas de frutas vermelhas (morango, framboesa, mirtilo e amora)
50 gramas de açúcar

Decoração
50 gramas de avelã picadas
150 gramas de avelã triturada

Modo de preparo:

Massa
Bata as bolachas em um liquidificador e deixe bem triturada. Em uma vasilha misture a bolacha, a avelã e a manteiga.

Abra a massa em uma forma que solta o fundo. Leve ao forno 180°C por 15 minutos para assar. Reserve.

Recheio creme branco
Corte o chocolate branco em pedaços pequenos. Esquente o creme de leite em uma panela até que ferva. Desligue o fogo e misture o chocolate até derreter. Acrescente as avelãs trituradas. Reserve.

Recheio de frutas vermelhas
Pique grosseiramente as frutas vermelhas. Em um panela faça uma geleia com as frutas e o açúcar. Deixe ferver por uns minutos, até que as frutas derretam o açúcar. Você pode fazer somente com morangos ou substituir as frutas por uma geleia.

Montagem
Coloque sobre a massa o creme branco e espalhe. Acrescente o recheio de frutas. Não utilize tudo. Reserve um pouco para a decoração final. Espalhe sobre o recheio de frutas o creme de avelã. Decore com o recheio de frutas e as avelãs trituradas e inteiras.  Leve a geladeira por no mínimo 30 minutos. Desenforme e serva.

 Curiosidade

Você sabe a diferença entre torta e bolo?

Se você é fã de doce como eu e não vive sem bolos e tortas, é nessa matéria então que você ira descobrir a diferença entre os dois.

A massa do bolo é mais aerada, pesada e muito mais macia. E quanto às proporções, ela aparece muito mais que o recheio do bolo. Já a massa da torta é uma base úmida e mais elaborada. As tortas têm a massa como base que podem se estender pelas laterais da sobremesa, parecida com uma crosta, mais crocante ou cremosa de acordo com os ingredientes utilizados.

Podem ser feitas com biscoitos doces com manteiga derretida ou até com uma massa de bolo, e a partir daí se estrutura a torta. Seus recheios são mais cremosos e em grande quantidade.

A torta é feita basicamente de massa, recheio e cobertura. Seu recheio deve ser de pelo menos o dobro da espessura da massa.

Confira mais delícias da Chef Carine na coluna Na Cozinha.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome