Que tal combinar a deliciosa pamonha com uma carne adorada pelos mineiros o pernil?
Na receita de hoje vamos aprender a comer a tradicional pamonha de um jeito diferente. Combinando-a ao linguiça de pernil.
Vamos ao passo a passo:
Ingredientes
6 espiga de milho com casca
100 gramas de manteiga
a gosto de sal
palitos de queijo frescal
300 gramas de linguiça frescal de pernil picada grosseiramente
2 colher de sopa de óleo
1 unidade de cebola picada em cubos grandes
1 unidade de tomate picado em cubos grandes
a gosto de cebolinha
Como fazer
Retire a tripa da linguiça e reserve o recheio. Refogue a cebola com óleo e acrescente as linguiças. Deixe dourar bem, pingando água quando necessário para não queimar. Coloque os tomates cortados em cubos grandes e cozinhe até começar em a desmanchar. Desligue o fogo e finalize com cebolinha picada. A mistura não deve ficar muito líquida.
Para fazer a pamonha, descasque e lave as espigas de milho e separe as cascas maiores. Branquei-as e reserve para montar as pamonhas.
Rale o milho em um ralador grosso sobre uma vasilha para colher o caldo. Ralar o grãos ajuda o milho a soltar mais amido e engrossar a pamonha. Passe o milho ralado em uma peneira fina para separar o bagaço do líquido. Tempere com sal e manteiga derretida. Dobre a casca maior do milho criando um “copo”, dobrando o fundo para a massa não escorrer. Coloque a massa da pamonha até metade da altura e o recheio de sua preferência (queijo frescal em palitos grossos ou linguiça refogada) e feche com outra casca de milho. Amarre com barbante. Cozinhe em água fervente por 30 minutos.
Bom apetite!

Chef Carine Domingueti Professora Carine Pereira Domingueti MBA em Gestão de Turismo e Hospitalidade. Graduada em Gastronomia. Aperfeiçoamento em várias áreas da gastronomia como Garde Manger, Rôtisseur, Entremétier, Patissier e Boulanger.
Voltar para a Página Inicial | Curta o Varginha Digital no Facebook