Essa receita pode ser servida como entradas para um jantar especial, fácil e deliciosa, tortinha de camarão!

Na receita de hoje vamos fazer uma mini tortinha de camarão com massa de phillo. A massa phillo ou filó é um semi folhado, muito fina e delicada, não conseguimos fazer em casa, pois necessita de máquina para abri-lá. É tão fina que chega a ser transparente, muito usada em sobremesas árabes e sírias, podemos encontrar nos supermercados juntamente com as massas folhadas. Super crocante combina com o recheio de camarão que vamos fazer.

Vamos ao passo a passo:

Ingredientes

24 unidades de camarão pequenos limpos
1/2 xícara de vinho branco
1 colher de sopa de gengibre picado
1/2 colher de sopa de capim limão picado
4 colheres de sopa de manteiga
1/2 cebola ralada
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 xícara de creme de leite
1 pitada de pimenta cayenna
Sal a gosto
1 massa de phillo
100 gramas de parmesão ralado
1 unidade de ovo

Como fazer

Coloque os camarões para marinar com o vinho, o gengibre e o capim limão por 30 minutos. Escorra os camarões, mas reserve o líquido. Em uma frigideira grande derreta metade da manteiga e saltei os camarões e retire os camarões. Reserve.

Na mesma frigideira derreta o restante da manteiga e refogue a cebola, acrescente o líquido de vinho, gengibre e capim limão. Deixe que reduza, dissolva a farinha no creme de leite, acrescente na frigideira e deixe ferver. Reduza bem, desligue o fogo e junte os camarões, ajuste o sal e acrescente a pimenta.

Corte a massa de phillo em quadrados, sobreponha três placas de massa pincelando o ovo entre elas para grudar uma na outra, coloque nas forminhas e recheie com o creme de camarão, finaliza com queijo ralado e leve ao forno para assar a massa por poucos minutos.

Bom apetite!

Professora Carine

Chef Carine Domingueti Professora Carine Pereira Domingueti MBA em Gestão de Turismo e Hospitalidade. Graduada em Gastronomia. Aperfeiçoamento em várias áreas da gastronomia como Garde Manger, Rôtisseur, Entremétier, Patissier e Boulanger.

Voltar para a Página Inicial | Curta o Varginha Digital no Facebook

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome