12 de outubro: dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

A imagem de Nossa Senhora Aparecida está no santuário, em Aparecida do Norte.

O feriado de 12 de outubro, dentro da tradição católica brasileira, é dedicado a Nossa Senhora Aparecida, santa considerada a padroeira do Brasil.

Nossa Senhora Aparecida é o nome que acabou sendo dado a uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. A imagem é feita de terracota, 36 centímetros de altura e 2,5 quilos. Foi encontrada em outubro de 1717, por três pescadores no Rio Paraíba do Sul em São Paulo.

Como a santa foi “aparecida”, a alcunha logo pegou. O episódio foi considerado um milagre – e logo outros relacionados à santa foram sendo narrados. Uma pequena capela foi erguida, em 1745, para abrigá-la.  A imagem encontrada continua na catedral de Aparecida do Norte, interior de São Paulo.

Hoje Aparecida é o principal ponto de turismo religioso do país. Anualmente, cerca de 12 milhões de romeiros visitam o Santuário Nacional , e recebe diariamente a visita de fiéis do Brasil inteiro.

Feriado Nacional

Este dia é feriado para os brasileiros desde 1980, quando a basílica foi consagrada por João Paulo II em sua primeira visita ao Brasil.

A basílica de Aparecida é a segunda maior do mundo, a quarta igreja mariana que recebe mais visitas no mundo, com a incrível capacidade de receber 45 mil romeiros no seu interior.

No dia 12 de Outubro também comemorado do Dia das Crianças.


Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.

Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome