A declaração de Independência do Brasil foi dada pelo então príncipe regente Pedro I no dia 7 de setembro de 1822.
A Independência do Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1822 e significa que a partir daquele momento o país deixou de ser uma colônia de Portugal e passou a ter liberdade política e de organização, sendo então um país independente. A declaração de Independência foi dada pelo então príncipe regente Pedro I.
Mas você sabe o que culminou no grito da independência?
Enquanto o Brasil era colônia portuguesa, era proibido de realizar comércio com qualquer outro país que não fosse Portugal. Essa situação mudou, quando em 1808 a Família Real portuguesa se viu obrigada a mudar-se para o Brasil. O comércio com o exterior foi aprovado, e o Brasil tinha como principal importador a Inglaterra.
Quando a Família Real voltou para Portugal, eles deixaram D. Pedro I no comando, que era o filho de D. João, rei de Portugal. Ao chegar em Portugal a corte quis novamente proibir o Brasil de realizar comércio com o exterior, vendendo e comprando apenas de Portugal.
Porém, a nobreza do Brasil não gostou dessa lei que veio de Portugal, pois eles estavam faturando muito com o comércio exterior e não gostariam que o lucro fosse cortado. Começaram então a pressionar D. Pedro para que ele não aceitasse as ordens vindas de Portugal.
A Inglaterra também não queria perder a fonte de lucro, vendendo seus produtos aos brasileiros.
Mas os problemas pioraram ainda mais quando Dom João intimou o filho a retornar para Portugal, pensando que assim acabaria com a ideia da independência.
A população brasileira reuniu-se e realizou um abaixo assinado pedindo ao príncipe regente que ficasse. No dia 9 de janeiro de 1822 mostraram as assinaturas a D. Pedro e ele declarou que ficaria no Brasil. Esse dia ficou conhecido na história como Dia do Fico.
Depois que D. Pedro I declarou que ficaria no Brasil, a corte de Portugal enviou outra mensagem solicitando que ele retornasse para a Europa.
D. Pedro estava fazendo uma viagem em São Paulo no momento em que recebeu a mensagem. Ele estava às margens do riacho Ipiranga, e mais uma vez se recuou a acatar as ordens de Portugal. Declarou então a independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 1822.