Dia das Crianças, uma invenção tipicamente brasileira

O Dia das Crianças foi criado primeiro no
Brasil, depois outros países também
passaram a comemorar a data.

O Brasil começou a comemorar o Dia das Crianças bem antes dos outros países. A data surgiu em 1924. O então presidente Arthur Bernardes oficializou a ideia do deputado federal Galdino do Valle Filho.

Mas o dia 12 de outubro passou a simbolizar a comemoração quando a fábrica de brinquedos Estrela, em parceria com a Johnson & Johnson, lançou a Semana do Bebê Robusto. Isso foi entre 1955 e 1960. A intenção, claro, era aumentar as vendas.

Desde então o Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro. Nesse dia também é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida para os católicos.

Dia das Crianças no mundo

Foi só em 20 de novembro de 1959 que a UNICEF oficializou a Declaração Universal dos Direitos da Criança e a data passou a ser comemorada na maioria dos países do mundo.

A comemoração tem outras datas mundo afora. No Japão, por exemplo, os meninos comemoram no dia 5 de maio (como na China) e as meninas no dia 3 de março.

Em Moçambique é no 1º de junho, para marcar o dia em que as forças nazistas, em 1943, assassinaram cruelmente muitas crianças pequenas. Na Nova Zelândia, aproveitando esse dia para passar mais tempo com a família e sem fins comerciais, essa lembrança ocorre no primeiro domingo de março.


Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.

Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome