Parabéns aos Trabalhadores! Saiba tudo sobre o feriado de 1º de maio

Veja a história do feriado de 1º de Maio – Dia do Trabalhador

No dia 1º de maio é comemorado o Dia do Trabalhador, a data se originou a partir de uma manifestação, em 1886, onde 500 mil trabalhadores foram às ruas de Chicago. Houve uma greve geral em todos os Estados Unidos. Ao todo foram mais de 1500 greves acontecendo ao mesmo tempo. Uma das principais reivindicações era a garantia da jornada de oito horas diárias, pois na época alguns operários trabalhavam até 14 horas por dia.

A partir desta data nasceu uma nova percepção entre os trabalhadores. As pessoas que até então simplesmente trabalhavam e cumpriam ordens começaram a tomar consciência que podiam se manifestar e lutar por condições melhores de trabalho e direitos.

Em 1889, três anos após as greves dos Estados Unidos, a França estabeleceu a data de 1º de maio como feriado em homenagem aos operários das manifestações ocorridas nos EUA. Alguns anos depois a Rússia também aderiu ao feriado, depois Portugal e outros países também foram adicionando o feriado em seus calendários..

No Brasil, em 1º de maio de 1943, Getúlio Vargas sancionou sancionou um decreto unificando as leis do trabalho. Assim foi estabelecida a CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho. O decreto estipulava o valor do Salário Mínimo que deveria ser 10 vezes o valor de uma Cesta Básica.

Veja outros fatos históricos que marcaram o 1º de maio

1º de maio de 1500 – Pero Vaz de Caminha anunciou ao rei Dom Manuel a descoberta do Brasil. Rica em detalhes, a carta sobre o feito de Pedro Álvares Cabral é o documento mais importante relativo ao descobrimento.

1º de maio de 1940 – Entra em vigor O Decreto-Lei nº 2162 de 1º de maio que fixou os valores do salário mínimo

1º de maio de 1943 – Foi sancionado o decreto que unificava as leis trabalhista no Brasil e foi estabelecida a CLT.

1º de maio de 1961 – Fidel Castro proclamou Cuba uma nação socialista e aboliu as eleições.

1º de maio de 1994 – Morreu Ayrton Senna. O acidente aconteceu na curva Tamburello, no GP de San Marino, em Ímola, na Itália. Um dos maiores pilotos da história do Brasil, Senna era tricampeão mundial de Fórmula 1.

1º de maio de 2011 – O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou, em um pronunciamento, a morte do terrorista saudita Osama bin Laden, líder da rede Al-Qaeda.

Fontes: Wikipédia e site Gauchazh


Veja também

logo varginha digital

Acompanhe as melhores notícias diariamente aqui no Varginha Digital.

Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp
Informação com credibilidade sobre Varginha e região direto no seu celular.

Curta o Varginha Digital no Facebook e no Instagram
Voltar para a Página Inicial Varginha em um clique!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome