Dia Mundial da Mulher: entenda como surgiu a comemoração

Publicidade

O Dia Mundial da Mulher foi oficializado em 1975, quando a ONU começou a comemorar a data.

Que em 8 de março é comemorado o Dia Mundial da Mulher não é novidade. Comemorado em boa parte dos países, a data oficializado em 1975, quando a ONU começou a comemorar a data.

Mas a comemoração começou a ganhar forma muito tempo antes, mais especificamente em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam em Nova York, reivindicando redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.

A ideia de tornar a data mundial veio em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague. Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres, deu a ideia e as 100 mulheres que estavam no local, de 17 países, concordaram com a sugestão dela por unanimidade.

O Dia Mundial das Mulheres foi celebrado pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. E seu centenário foi comemorado em 2011 — então, neste ano, estamos tecnicamente comemorando o 111º Dia Internacional das Mulheres.

Publicidade

Mas afinal, por que no dia 8 de março?

Apesar da aprovação e ampla aceitação da proposta de Clara para criar um Dia Internacional das Mulheres, não tinha uma data fixa.

A data só foi formalizada após uma greve em meio à guerra em 1917, quando as mulheres russas exigiram “pão e paz” — e quatro dias após a greve o czar foi forçado a abdicar, e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.

A greve das mulheres começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia na época. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano — e é quando é comemorado hoje.

Como o Dia Mundial das Mulheres é comemorado pelo mundo

O Dia Internacional das Mulheres é um feriado nacional em muitos países, incluindo a Rússia. No país as vendas de flores dobram durante o período.

Na China, muitas mulheres recebem meio dia de folga no 8 de março, conforme recomendado pelo Conselho de Estado. Já na Itália, a La Festa della Donna, é comemorado com a entrega de botões de mimosa. A origem desta tradição não é clara, mas acredita-se que tenha começado em Roma após a Segunda Guerra Mundial.

Nos EUA, março é o Mês da História das Mulheres. Todos os anos, um pronunciamento presidencial homenageia as conquistas das mulheres americanas.

E o Dia Mundial dos Homens?

Existe, sim, 19 de novembro. Mas a data só foi criada na década de 1990 e não é reconhecida pela ONU. É celebrada em mais de 80 países em todo o mundo, incluindo o Reino Unido.

Este dia celebra “o valor positivo que os homens trazem para o mundo, suas famílias e comunidades”, de acordo com os organizadores, e visa destacar modelos positivos, aumentar a conscientização sobre o bem-estar dos homens e melhorar as relações de gênero. O tema para 2021 foi “Melhores relações entre homens e mulheres”.

No Brasil é comemorado o Dia do Homem em 15 de julho. A data foi proposta pela Ordem Nacional dos Escritores em 1992. Desde então a celebração da data vem crescendo ao longo dos anos, principalmente por parte de autoridades políticas e por núcleos de especialistas na saúde do homem.


Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Siga o Varginha Digital no

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui