Também conhecido com Sexta Feira da Paixão, é o dia em que os cristãos relembram a morte de Jesus Cristo
A Sexta-Feira Santa, ou Sexta Feira da Paixão é o dia em que os cristãos relembram a morte de Jesus Cristo. O feriado da Paixão de Cristo é o primeiro dos três dias que celebram a ressurreição de Jesus. De acordo com a doutrina cristã, ele morreu na cruz para salvar os seres humanos dos seus pecados.
Nesta data acontecem diversos rituais religiosos. A Igreja Católica aconselha aos fiéis cristãos a fazerem algum tipo de penitência, como jejum e a abstinência de carne ou de qualquer ato que se refira ao prazer mundano.
Procissões e reconstituições da Via Sacra, o caminho que Cristo teria percorrido ao carregar a cruz antes de morrer são alguns dos rituais mais populares.
A adoração da cruz pelos católicos também é um símbolo que representa as tradições típicas da Sexta-Feira da Paixão. Muitos devotos costumam beijar os seus crucifixos em sinal de respeito e eterno agradecimento a Jesus, por ter se sacrificado em prol da humanidade.
Trata-se de um feriado móvel, assim como a Páscoa, domingo em que os cristãos celebram a ressurreição de Cristo. Essa data sucede o fim da Quaresma, período de penitência de 40 dias que começa a seguir do Carnaval, na Quarta-feira de cinzas.
Veja também
- Trabalhadores das Forças de Segurança são incluídos no grupo de prioridade para receber a vacina contra a Covid-19
- Inscrições para o Festival Nacional da Canção terminam hoje (31)
- Onda Roxa, do Programa Minas Consciente, continua até 11 de abril
- Coronavírus: Três crianças estão entre os 62 casos positivos nesta quarta. A morte de uma mulher também foi confirmada
- Homem é esfaqueado em Varginha na madrugada desta quarta-feira, 31
Siga-nos no
Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.
Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!