Entenda a origem da Sexta-feira Santa, que relembra a morte de Jesus

Também conhecido com Sexta Feira da Paixão, é o dia em que os cristãos relembram a morte de Jesus Cristo

A Sexta-Feira Santa, ou Sexta Feira da Paixão é o dia em que os cristãos relembram a morte de Jesus Cristo. O feriado da Paixão de Cristo é o primeiro dos três dias que celebram a ressurreição de Jesus. De acordo com a doutrina cristã, ele morreu na cruz para salvar os seres humanos dos seus pecados.

Nesta data acontecem diversos rituais religiosos. A Igreja Católica aconselha aos fiéis cristãos a fazerem algum tipo de penitência, como jejum e a abstinência de carne ou de qualquer ato que se refira ao prazer mundano.

Procissões e reconstituições da Via Sacra, o caminho que Cristo teria percorrido ao carregar a cruz antes de morrer são alguns dos rituais mais populares.

A adoração da cruz pelos católicos também é um símbolo que representa as tradições típicas da Sexta-Feira da Paixão. Muitos devotos costumam beijar os seus crucifixos em sinal de respeito e eterno agradecimento a Jesus, por ter se sacrificado em prol da humanidade.

Trata-se de um feriado móvel, assim como a Páscoa, domingo em que os cristãos celebram a ressurreição de Cristo. Essa data sucede o fim da Quaresma, período de penitência de 40 dias que começa a seguir do Carnaval, na Quarta-feira de cinzas.

Voltar para a Página Inicial


DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome