Hoje é Dia dos Namorados, a data mais romântica do ano

Flores, chocolate, jantar à luz de velas, presentes, tudo isso simboliza o Dia dos Namorados atualmente.

O Dia dos Namorados, além de fazer referência óbvia ao amor, ao afeto e ao carinho entre casais, remete também à imensa movimentação comercial que o acompanha. No Brasil a data é comemorada em 12 de junho.

Nos Estados Unidos e em outros países da Europa a data é comemorada no dia 14 de fevereiro, no dia de São Valentim.

O Dia dos Namorados está diretamente relacionado à história de São Valentim, que viveu no século III d.C. Valentim, um dos bispos da Igreja, celebrava casamentos de jovens cristãos que queriam levar adiante o sacramento do matrimônio.

O imperador Cláudio II proibiu o casamento porque achava que atrapalhava os jovens em idade militar. Mas o bispo Valentim continuou fazendo os casamentos, contrariando as ordens do imperador. Por isso Valentim foi preso. Depois decapitado, em 14 de fevereiro de 270 d.C. O seu martírio fez com que ele fosse considerado santo pela Igreja Católica.

Especula-se, sem precisão histórica, Valentim se apaixonou por uma moça na prisão. Essa paixão resultou na troca de bilhetes de confissão amorosa. Com sua morte, Valentim teria se tornado símbolo da união amorosa, tanto por conta dos casamentos que celebrava quanto pelos bilhetes trocados.

Sendo exata ou não, a história dos bilhetes ou cartões de conteúdo amoroso passou a circular na Europa medieval e moderna, acrescida das narrativas sobre a morte de Valentim. Aos poucos, essas histórias e a data de sua morte ficaram associadas ao Dia dos Namorados.

No caso do Brasil, o Valentine’s Day não teve a recepção que teve em outros países. No ano de 1949, João Dória, empresário do ramo de publicidade, elaborou um programa comercial que estaria relacionado com a comemoração do Dia dos Namorados no Brasil.

O dia escolhido por Dória foi o 12 de junho, um dia antes da comemoração do dia de Santo Antônio, considerado o Santo Casamenteiro. Desde então, a data do dia 12 de junho segue sendo o Dia dos Namorados no Brasil.

Veja mais datas comemorativas na coluna Hoje é Dia de…

E para você, que está solteiro, confira as dicas do Infopapo

Voltar para a Página Inicial | Curta o Varginha Digital no Facebook

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome