O Dia das Bruxas foi criado pelo povo celta para assustar fantasmas

Os celtas colocavam em suas casas caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Hoje, 31 de outubro, é comemorado o Halloween, ou Dia das Bruxas, como a data é conhecida no Brasil. É a véspera do Dia de Todos os Santos.

É uma festa com raiz pagão, realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos.

A história da festividade tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos.

Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam em suas casas objetos assustadores como caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankenstein.

Imagem relacionada

As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias e vão de porta em porta com a frase “doçura ou travessura” na ponta da língua. O resultado são sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

Resultado de imagem para dia das bruxas

Inquisição

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.

Imagem relacionada

Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).


Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.

Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome