A verdade sobre as calorias: o que você precisa saber

A calorias dos carboidratos são muito diferentes das calorias das proteínas ou das gorduras.

Primeiramente quero que você saiba que não adianta ficar ai contando calorias para emagrecer, nosso corpo não é uma maquininha de calcular.

Nosso corpo é um sistema muito complexo e cada nutriente/caloria que entra no nosso corpo segue caminhos metabólicos diferentes.

Quando falamos em regulação de apetite ou eliminação de gordura fica claro que 1 kcal de carboidrato é muito diferente que 1 kcal de proteínas ou 1 kcal de gorduras.

Quanto aos carboidratos, por exemplo, sabemos que os farináceos brancos são prejudicais a nossa saúde, quando consumidos em excesso. Eles são rapidamente absorvidos pelo corpo, o que é chamado de CARGA GLICÊMICA ELEVADA.

Ou seja, a glicose chega rapidamente a corrente sanguina, causando picos de insulina. E toda essa BOMBA de energia vai ser acumulado como fonte de gordura .

Já as FIBRAS/alimentos integrais controlam a quantidade de açúcar que entra no seu organismo. Assim diminui os picos de açúcar no sangue.

Por exemplo, mesmo que um brigadeiro e uma maçã possuam 75 kcal cada. A caloria do brigadeiro é considerada ruim por ser fonte de açúcar, aumentar sua glicemia. A maçã é antioxidante e fonte de fibras, regulando seus níveis de açúcar. Entendeu a diferença?

As proteínas ajudam o nosso corpo manter a musculatura, que exige uma quantidade de energia muito grande. Por isso uma dieta rica em proteínas garante uma maior queima de calorias. Além disso, a própria digestão de proteínas exige uma energia muito grande pelo seu corpo.

Existem ainda gorduras boas como abacate, azeite de oliva, salmão, castanhas etc, que aumentam sua saciedade e fornecem ácidos graxos essenciais .

Resumindo: A preocupação com o tipo de alimento que você está consumindo dá muito mais resultado do que ficar simplesmente contando calorias. 

Gostou das informações? Então acompanhe a coluna  NutriEDduca, publicada toda quarta-feira no Varginha Digital.

dayara reis souza FILEminimizer 450x450 - Anticoncepcional x ganho de massa muscularDayara Reis Souza

Graduada em Nutrição. Especialista em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação esportiva.

Eleita pelo segundo ano consecutivo nutricionista destaque da cidade de Varginha-MG 2017/2018


Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.

Voltar para o Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome