Alimentação equilibrada: a importância de consumir proteínas

O consumo de proteínas é importante para construção da massa muscular.

Quando falamos em construção muscular logo pensamos em proteínas. As proteínas não essenciais são aquelas que não são produzidas pelo nosso corpo, são chamadas de proteínas de alto valor biológico.

O valor biológico é definido pela absorção dessas proteínas nas células. Elas possuem  maior digestibilidade e tem uma absorção no trato gastrointestinal mais eficiente.

Você sabe que encontramos proteínas em diversos lugares, tanto em fonte animal quando em forma de cereais ou leguminosas? Você sabe quanto absorvemos delas?

Quando montamos uma dieta seja para uma pessoa, tanto que consome proteína animal quanto vegetarianos, precisamos saber quanto de proteína ele consegue absorver pelo corpo.

Por isso elaboramos a dieta relacionado com o objetivo que ele busca. Esse objetivo pode ser eliminar gordura, ganhar massa magra, manter massa magra ou simplesmente manter a sua saúde.

Quanta proteína preciso consumir?

Vou dar uma dica rápida aqui para vocês.

A OMS classifica um nível adequado de proteínas para uma pessoa sedentária ou com baixa atividade física deve consumir de 800 gramas a 1 quilo de proteína por dia.

Mas se seu objetivo é manter a massa magra visando a perda de gordura,  calculamos em média 1,2 a 1,8 gramas de proteínas diárias, desde que você se exercite bastante.

Esse valor é a média diária. A quantidade deve ser definida de acordo com o peso da pessoa e com o objetivo.

O importante é aliar essa dieta com um programa de exercícios bem elaborados por um profissional. Dieta e exercícios são importantes para que você não comece a estocar toda proteína também como fonte de gordura.

Uma dieta para chamar de sua

No final, você descobre que fazer uma dieta não é tão fácil quanto parece. Minha pergunta para você que faz dieta olhando no Google ou sozinho é: você conta quanto de proteína você ingere no dia?

E não adianta nada você se entupir de proteínas, pois isso pode prejudicar a sua saúde acarretando vários problemas.

É importante você se lembrar também que cada pessoa e cada organismo são diferentes e segue uma linha diferente de dieta.

Para você entender melhor falarei em uma próxima coluna sobre sobre SOMATOTIPOS e como eles influenciam no seu treino e na sua alimentação.

Gostou das informações? Então acompanhe a coluna  NutriEDduca, publicada toda quarta-feira no Varginha Digital.

dayara reis souza FILEminimizer 450x450 - Anticoncepcional x ganho de massa muscularDayara Reis Souza

Graduada em Nutrição. Especialista em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação esportiva.

Eleita pelo segundo ano consecutivo nutricionista destaque da cidade de Varginha-MG 2017/2018


Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.

Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome