Colágeno: vale ou não suplementar essa proteína produzida pelo corpo?

Entenda como funciona o colágeno no corpo.

Primeiramente é importante você saber que o colágeno é uma proteína naturalmente produzida em nosso corpo. Existe em maior quantidade na pele, ossos e cartilagem.

Se o maior órgão do nosso corpo é a pele considere esta proteína a mais presente em todo corpo humano.

Sendo assim, porque suplementar  A gente sempre ouve que o correto é a suplementação de colágeno hidrolisado. Isso porque ele é mais rapidamente absorvido pelo corpo. Isso porque as moléculas de proteínas já estão quebradas, certo ?

Mas o que eu quero que você entenda é que em geral as proteínas precisam passar por um processo de digestão. Aí serão formados aminoácidos livres que por sua vez vão seguir as demandas do corpo .

Alguns estudos mostram que a suplementação de 10g diárias de proteínas hidrolisada pode gerar um efeito positivo na pele, ossos ou cartilagem.

Ou seja, não é o colágeno individual que faz isso e sim qualquer proteína.

Outro fato que você deve saber é que mesmo a proteína sendo hidrolisada  não faz dela um sinalizador avisando que ela deve ir para sua pele. A proteína segue demandas diferentes dependendo da necessidade do seu corpo.

Por exemplo:

Pense na situação: você sofreu uma queimadura. Então concorde comigo que sua necessidade maior desse colágeno vai ser para a pele.

Sendo assim, o colágeno ou qualquer outra fonte de proteína irá trabalhar na sua pele. Isso porque é a demanda dele, seu corpo está necessitado daquela proteína naquele momento.

Masss se você toma colágeno para ficar com a pele mais durinha , cabelo melhor, sem estrias, lamento te dizer que isso não funciona!

Até porque seu corpo não vê isso como NECESSIDADE para ele. Você precisa entender que envelhecer é natural e irá acontecer com qualquer um.

Quando a idade vai chegando o nosso corpo diminui a produção de colágeno. A pele fica com mais elasticidade e não é um pote de suplemento a base de colágeno que irá mudar isso. Simm, mesmo dos mais caros !!!

Um modo de ajudar seu corpo é manter-se ativo. Seu corpo precisa perceber que está mais forte e ele então trabalhará para sua sustentação óssea e muscular.

Porque ele entende que se ele não se fortalecer ele irá morrer. O corpo é adaptável a sobreviver. Isso sim, será muito mais eficaz que uma suplementação de colágeno .

Gostou das informações? Então acompanhe a coluna  NutriEDduca, publicada toda quarta-feira no Varginha Digital.

Dayara Reis Souza

Graduada em Nutrição. Especialista em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação esportiva.

Eleita pelo segundo ano consecutivo nutricionista destaque da cidade de Varginha-MG 2017/2018

 


 

Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.

Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome