Dia lixo: dia de enfiar o pé na jaca! Será?

Quem ai fica esperando chegar o final de semana só para ENFIAR O PÉ NA JACA

Saiba que isso pode prejudicar e muito o seu objetivo .

O nosso organismo se adapta aos nossos novos hábitos alimentares e se você está seguindo uma dieta com certeza está passando por uma restrição de alimentos refinados e gordurosos. Porém o seu corpo também lembra dos seus hábitos antigos devido a uma processo do organismo chamado de memória celular.

Então pense: se você faz uma dieta certinha toda semana e fica aguardando chegar o final de semana só para comer “aquela” comida mais calórica, isso gera ansiedade e a ansiedade aumenta a produção de hormônios catabólicos como o cortisol.

O aumento do cortisol faz com que você sinta mais desejo por alimentos calóricos e ricos em carboidratos simples. Isso quer dizer que toda a sua espera para a chegada do final de semana pode acabar com todo seu rendimento semanal, afinal seu corpo não sabe que você está em um DIA DO LIXO, mas ele vai perceber que que está recebendo uma bomba de gordura e carboidratos refinados e outros nutrientes que ele não recebe durante os dias de semana.

Ou seja, de tempos em tempos receptores cerebrais relacionados aos hormônios do prazer e fome (serotonina / dopamina / grelina) serão ativados pela regularidade do seu dia do lixo e o efeito disso é o desejo de comer alimentos não saudáveis com mais frequência.

E para quem quer ganhar massa magra é pior ainda, pois o dia do lixo vai aumentar os níveis de insulina livre na corrente sanguínea. O excesso de insulina inibi a produção de GH, que é o hormônio do crescimento essencial para a construção muscular.

Então o meu conselho é: MUDE DE HÁBITOS!

Não existe dia lixo nem alimento lixo, o que existe são alimentos que fazem bem para você e alimentos que não fazem. Se você é fisicamente ativo e com bons hábitos, boa qualidade de sono e come uma besteirinha esporadicamente, isso não ira te prejudicar.

Gostou das informações? Então acompanhe a coluna  NutriEDduca, publicada toda quarta-feira no Varginha Digital.

Acompanhe também pelo Facebook e pelo Instagram do Varginha Digital.

Quer receber as notícias do Varginha Digital por Whatsapp? Mande uma mensagem para (35) 9 9130-0597.

dayara reis souza FILEminimizer 450x450 - Anticoncepcional x ganho de massa muscularDayara Reis Souza

Graduada em Nutrição. Especialista em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação esportiva.

Eleita pelo segundo ano consecutivo nutricionista destaque da cidade de Varginha-MG 2017/2018

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome