Emagrece e engorda, emagrece e engorda, você já passou pelo efeito sanfona? Não sabe onde está errando?

Hoje vou explicar o efeito sanfona, como evitar emagrecer e engordar de novo.

O que exatamente o efeito Sanfona?

Nosso corpo não entende que temos gorduras extras que podem ser eliminadas, por isso ele não sabe quando você está fazendo uma dieta. Para o seu corpo tudo é questão de sobrevivência.

Quando você faz uma dieta restritiva o seu corpo entende que você pode estar passando por um período de doença ou estresse e que ele está prestes a morrer de fome. Para o seu corpo reduzir demais as calorias é um sacrifício.

Quando reduzimos nossos nutrientes o cérebro entra em estado de ALERTA e faz o organismo armazenar todos os nutrientes que você está consumindo naquele momento para o corpo se manter vivo e garantir um bom funcionamento de todos os hormônios e células. Por isso você emagrece!

Quando você volta a se alimentar normalmente o seu corpo vai estar tão traumatizado pelo sacrifício que ele teve que fazer que o corpo decide se proteger de novas dietas armazenando como fonte de gordura tudo aquilo que você está consumindo neste tempo.

POR ISSO você volta a ENGORDAR igual ou até mais que antes. Esse fato acontece por uma habilidade do corpo que se chama MEMÓRIA CELULAR , localizadas nas suas células adiposas e no cérebro. Essa memória lembra de todo sacrifício que foi feito na dieta anterior e se prepara em reservas energéticas para o próximo sacrifício que ele terá que fazer.

Então, como acabar com o efeito sanfona?

A mudança de comportamento é a principal caminho para poder perder peso e manter o peso perdido. Você precisa organizar, planejar e estar dispostos a novas mudanças, como práticas regulares de atividade física.

Um bom planejamento de refeição também é super importante para que você não precise comer nada na rua. Se o seu tempo é muito corrido faça suas preparações aos finais de semana e organize toda sua refeição para ser consumida durante a semana.

PARA INICIAR uma dieta o seu primeiro pensamento deve ser : EU CONSIGO SEGUIR ESSA DIETA POR TODA A MINHA VIDA? Parece dramático, mas saiba que não existe DIETA e sim reeducação alimentar.

Continue me acompanhando na coluna NutriEduca que vou te dar várias dicas de como ter uma alimentação equilibrada e uma vida muito mais saudável.

Veja mais dicas de nutrição na coluna NutriEduca.

Dayara Reis Souza

Graduada em Nutrição. Especialista em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação esportiva.

Eleita pelo segundo ano consecutivo nutricionista destaque da cidade de Varginha-MG 2017/2018

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome