Entenda realmente o que é Glúten

Ele é uma proteína encontrada nos cereais como trigo, centeio, malte, cevada e em algumas aveias. Na alimentação encontramos o glúten nos pães, bolos, bolachas, macarrão, cerveja, whisky e em vários outros produtos.

Mas ele faz mal à sua saúde?

Depende. Para quem sofre de doença celíaca sim, pois eles são intolerantes ao glúten. É uma doença autoimune no intestino delgado, que é o órgão responsável pela absorção de nutrientes . É uma doença crônica e sem cura, por isso deve-se excluir por completo a proteína da alimentação.

Os sintomas são: dores de cabeça, inchaço abdominal, diarreias, constipação, falta de apetite. Mesmo que você não seja celíaco você pode ser uma pessoa sensível à proteína e pode vir a ter alguns desses sintomas quando consome alimentos que contenham glúten. Isso pode acontecer por você estar comendo GLÚTEN DEMAIS.

Mas se você não é celíaco e nem sensível ao glúten, não tem porque excluir ele da sua dieta. Segundo a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição – SBAN, que não há estudos científicos o suficiente que comprovem que você, uma pessoa saudável, pode vir a ter benefícios em sua vida apenas por excluir a proteína.

Este mesmo posicionamento da SBAN diz que se você é uma pessoal saudável e retira 100% do glúten da sua dieta, você pode vir a ter alterações na microbiota intestinal por diminuir o número de microrganismos importantes para a digestão e absorção de alimentos.

E ele engorda?

O glúten não emagrece e nem engorda. Tudo está relacionado ao excesso de alimentos consumido.

Por exemplo, a proteína está presente na maioria dos alimentos ricos em carboidratos brancos e a sua exlusão vai diminuir as calorias da sua dieta e automaticamente favorecer o emagrecimento. Mas isso acontece em qualquer dieta de restrição calórica, seja ela com glúten ou não.

Além disso alimentos que contém glúten são pobres em fibras, grãos que auxiliam o seu intestino.

Quando pensamos em emagrecimento o problema não é o glúten e sim você evitar alimentos refinados, processados e pobres em fibras.

Dayara Reis Souza

Graduada em Nutrição. Especialista em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação esportiva.

Eleita pelo segundo ano consecutivo nutricionista destaque da cidade de Varginha-MG 2017/2018

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome