Fases de alimentação: cardápio para crianças de 6 a 14 anos

Veja como evitar erros nesta fase da alimentação.

Hoje encerramos nosso especial sobre fases da alimentação. Esta parte do especial vai falar sobre o cardápio ideal para crianças de 6 a 14 anos de idade.

Normalmente chama-se escolar o período os 6 anos de escolar, pela entrada da criança no ensino fundamental. Nesta fase ocorrem vários erros alimentares.

Por isso garantir um bom café da manhã é essencial, mesmo que para isso seja necessário levantar mais cedo. Use e abuse de com sucos, leite, pães, cereais, queijo etc.

A omissão do café da manhã pode afetar a capacidade de aprendizagem da criança nessa fase. Não se alimentar bem pela manhã pode causar problemas nutricionais.

Outra dica é ensinar as crianças a mastigar melhor os alimentos. Comer muito rápido e mastigar mal faz com que a criança coma mais do que deve.

Isso acontece porque comer rápido não dá tem tempo para ocorrer a saciedade e, por não mastigar bem, acaba dificultando a digestão dos alimentos.

Outro erro é beliscar o tempo todo: isso acaba comprometendo as próximas refeições e abusando nas guloseimas.

É importante também aumentar consumo de frutas e verduras, arrumar pratos coloridos e enfeitados. Chame a criança para preparar seu prato animado.

O exemplo vale muito

A escolha do que comer se dá por hábito e pelo exemplo. Os pais são sempre a referência.

Não adianta fazer apenas uma refeição saudável durante o dia, o equilíbrio entre elas é que vai favorecer a saúde da criança.

Ter uma boa alimentação não significa excluir o que é gostoso, até porque nem tudo que é gostoso faz mal para saúde, basta saber variar.

Organizar um ambiente próprio para as refeições, sem a influência de sons, imagens e conversas altas, que podem dispersar o interesse pela comida. Um ambiente calmo e tranquilo é o mais recomendado.    

Gostou das informações? Então acompanhe a coluna  NutriEDduca, publicada toda quarta-feira no Varginha Digital.

dayara reis souza FILEminimizer 450x450 - Anticoncepcional x ganho de massa muscularDayara Reis Souza

Graduada em Nutrição. Especialista em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação esportiva.

Eleita pelo segundo ano consecutivo nutricionista destaque da cidade de Varginha-MG 2017/2018

        


 

Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram. Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome