Ganho de massa muscular: a importância da dieta nesse processo

Um nutricionista é o profissional perfeito para ajudar no ganho de massa muscular.

A hipertrofia ou o aumento da massa muscular nada mais é que o aumento das fibras musculares.

Os nossos músculos são formados por fibras musculares que são feitas por miofibrilas (fibras menores), essas pequenas fibras são formadas por um filamento de proteína chamado de ACTINA E MIOSINA. A movimentação desse sistema é responsável pela contração e relaxamento muscular.

Para aumentar esse tipo de fibra é necessário fazer atividade física de alta intensidade e de curta duração, todo esse esforço causa danos nas microestruturas celulares causando uma ruptura, alargamento das fibras musculares, resultando na hipertrofia.

Mas não adianta se matar na academia. Você precisa auxiliar seu treino com uma boa dieta.

O que fazer então?

Para ganhar massa é necessário que você consuma mais energia do que gasta ou seja, as dietas para hipertrofia devem ser hipercalóricas. Precisa ser uma dieta bem calculada em boas fontes de energia é possível conseguir uma síntese muscular de até 200g por semana.

Mas cuidado para que toda essa bomba de energia não se transforme em gordura!

Por isso é importante você se atentar pela qualidade dos carboidratos na sua dieta. A sua dieta também vai precisa ser rica em proteína, pois ela vai garantir a matéria-prima para reconstruir os danos nas fibras musculares.

Mas também é preciso se atentar pelas quantidade de proteínas que seu corpo irá precisar, todo excesso de proteína será excretado. 

Por isso não adianta tomar suplementos protéicos sem ter embasamentos . Os micronutrientes também são super essenciais para uma boa síntese muscular como o cálcio, ferro, magnésio, zinco.

Ter uma boa noite de sono também é importantíssimo ,pois é durante o sono profundo que você tem a maior liberação de GH, que é o hormônio do crescimento.

Para garantir um melhor resultado procure um NUTRICIONISTA.

Gostou das informações? Então acompanhe a coluna  NutriEDduca, publicada toda quarta-feira no Varginha Digital.

dayara reis souza FILEminimizer 450x450 - Anticoncepcional x ganho de massa muscularDayara Reis Souza

Graduada em Nutrição. Especialista em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação esportiva.

Eleita pelo segundo ano consecutivo nutricionista destaque da cidade de Varginha-MG 2017/2018

 


Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.

Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome