TPM e o sistema de recompensas do nosso corpo

Durante a TPM os hormônios como estrogênio e progesterona oscilam muito.

TPM é a ocorrência repetitivas de alterações físicas como irritabilidade, desconforto abdominal, inchaço, dores de cabeça, sensibilidade e desejos de comer além do necessário.

Nós temos TPM porque durante o ciclo menstrual os hormônios como estrogênio e progesterona oscilam muito. Durante a ovulação os níveis de estrogênio aumentam e o de progesterona caem.

Porém depois que a ovulação termina os níveis de progesterona atingem o seu ponto máximo chamado de fase Lútea, causando o aumento da temperatura corporal, aumento do apetite por doces, retenção de liquido e alterações de humor.

Esse descontrole hormonal também faz com que os nossos níveis de cortisol fiquem aumentados, diminuindo o efeito da serotonina ( hormônio do prazer. Isso faz com que o sistema de recompensa seja ativado.

O sistema de recompensa é ativado quando comemos aquele delicioso docinho para ficarmos menos estressadas.

O problema é que toda vez que seu corpo passar por este período ele se lembrará deste docinho e isso ficará cada vez mais constante nos próximos ciclos, justamente porque este período de alivio dura somente até o tempo de absorção e digestão do doce ou outro tipo de alimento rico em carboidratos.

Mas o fato é que o excesso de carboidrato faz com que a TPM PIORE.

Como resolver? A atividade física tem correlação com os hormônios progesterona e estradiol que são responsáveis pelas cólicas, dores de cabeça, inchaço e ele também auxilia a diminuição do cortisol.

Uma dieta equilibrada rica em cálcio ajuda na diminuição da retenção e vitamina B6 que diminui as contrações e aumento de serotonina e noradrenalina.

Consulte um nutricionista para adequar sua alimentação e alivie os efeitos da TPM.

Gostou das informações? Então acompanhe a coluna NutriEDduca, publicada toda quarta-feira no Varginha Digital.

Dayara Reis Souza

Graduada em Nutrição. Especialista em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação esportiva.

Eleita pelo segundo ano consecutivo nutricionista destaque da cidade de Varginha-MG 2017/2018

 

Voltar para a Página Inicial

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome