Três Corações: a cidade do Rei Pelé

Três Corações
Foto: ilustração

Cidade natal de Pelé, o rei do futebol, Três Corações já teve muitas lavras de ouro.

Em 1884, quando ainda era Vila da Freguesia dos Três Corações do Rio Verde, o Imperador D. Pedro II e a Família Imperial estiveram na vila para a inauguração da estrada de ferro Minas & Rio.

Inaugurada oficialmente em 22 de junho daquele ano, a estrada de ferro ligava a vila e a cidade de Cruzeiro, no estado de São Paulo.

A visita do imperador repercutiu tanto que três meses depois, em 23 de setembro de 1884, a vila seria emancipada, sendo elevada à categoria de cidade.

Em 7 de setembro de 1923, com a Lei 843, Três Corações do Rio Verde passa a se chamar Três Corações.

Existem três diferentes versões para a origem do nome Três Corações.

Conforme o historiador mineiro Alfredo Valadão, o nome teve origem nas voltas que o Rio Verde dá ao redor da cidade. As tais voltas, vistas de um panorama aéreo, lembram três corações.

Mas a versão oficialmente aceita fala que Tomé Martins da Costa, o fundador da cidade, ao construir a 1ª Capela no arraial, em 1761, consagrou-a aos Santíssimos Corações de Jesus, Maria e José.

Depois desta aula de história veja quais são os pontos turísticos de Três Corações:

Monumento ao Tri (Praça Coronel José Martins)

Foi erguido na Pça. Coronel José Martins em homenagem ao Tri-Campeonato Mundial de Futebol, conquistado pelo Brasil, no México, em 1970.

Também homenageia Edson Arantes do Nascimento, Rei Pelé.

Casa onde Nasceu Pelé

A casa foi reconstruída no endereço oficial, na rua Edson Arantes do Nascimento, nº 1.000, centro.

Para ser réplica exata da casa original, a casa de Pelé passou por técnicas de envelhecimento, que deixaram o imóvel como se tivesse sido construído em 1940, data de nascimento de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé.

Todos os móveis e objetos da casa são fiéis à década de 40 e foram adquiridos por meio de uma pesquisa realizada durante três anos em fazendas, brechós e antiquários.

O rádio toca músicas da época, o fogão à lenha e as lâmpadas de baixa voltagem transportam o visitante de volta ao passado. Com certeza é um passeio obrigatório para quem visita Três Corações.

Igreja Matriz da Sagrada Família

Como toda cidade mineira, Três Corações tem uma belíssima Igreja Matriz.

Construída em 1927, em estilo neogótico, é decorada com painéis e murais de autoria do decorador sacro libanês Pedro Zógbi e do tricordiano Argentino Neves.

Os altares são de mármore de Carrara e vários vitrais são dedicados à Sagrada Família, tidos como dos mais belos de nossa região.

Casa da Cultura Godofredo Rangel

Tem um rico acervo fotográfico e histórico de Três Corações. Possui salas para exposições, leitura, um posto de venda de peças artesanais e livros de autores locais, biblioteca, um pequeno museu e um acervo relativo a Pelé.

                                        Ponte dos Boiadeiros

Construída sobre o Rio Verde em uma região esteticamente favorecida, foi inaugurada em 1924, sendo um arrojo de engenharia em sua época. Restaurada, é hoje um marco do “ciclo do gado”.

Abrigo da Locomotiva Maria-Fumaça

O Abrigo da Locomotiva fica ao lado do prédio da antiga Estação Ferroviária, inaugurada em 1884, pelo Imperador D. Pedro II. Abriga uma locomotiva Baldwin, de fabricação americana. O abrigo foi criado em 1984, durante as comemorações do centenário da cidade e presta uma homenagem aos antigos ferroviários.

Esa – Escola de Sargentos das Armas

A Escola de Sargentos das Armas – ESA , foi criada no dia 21 de agosto de 1945, após a 2ª Guerra Mundial. Inicialmente ficava em parte das instalações da extinta Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro. A primeira turma graduou-se em 1946. Quatro anos mais tarde, foi transferida para Três Corações.

A ESA é a instituição de Ensino de Nível Superior (Tecnólogo) do Exército Brasileiro, responsável pela formação de Sargentos Combatentes de Carreira das Armas de: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

É possível se hospedar no Hotel de Trânsito dos Oficiais ou no Hotel de Trânsito de Subtenentes e Sargentos.

Reservas podem ser feitas pelo e-mail [email protected]

Veja mais notícias de Turismo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome