Obra de Victor Garcia Preto percorre o país por meio de nove contos marcados pela cultura brasileira; destaque para “Cristiane”, uma aventura noturna em busca de ETs em Varginha.
Brasil, sua cultura e seus mitos ganham forma literária em Nos Trilhos do Brasil, novo livro de contos do escritor, poeta e radialista Victor Garcia Preto. A coletânea reúne nove histórias independentes, todas conectadas por um elemento comum: o retrato de aspectos culturais do país, com destaque para regionalismos, crenças populares, contradições sociais e personagens tipicamente brasileiros.
Ambientados em diferentes estados — como São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte — os contos transportam o leitor por um verdadeiro “rolê” literário pelo Brasil, passando por diversas épocas e cenários. Mas é em Varginha (MG) que se desenrola um dos episódios mais curiosos da obra: o conto “Cristiane”.
👽 EM BUSCA DE GANHAR DINHEIRO COM FOTOS DE “E.T.s”.
Inspirado livremente no famoso caso do ET de Varginha, o conto “Cristiane” acompanha o encontro entre duas pessoas que se conhecem por acaso e decidem sair pela cidade à noite com um objetivo incomum: caçar extraterrestres para tirar fotos e vendê-las na deep web.
Ao mesmo tempo em que homenageia o imaginário popular mineiro, o conto revela uma juventude atravessada por sonhos rápidos e pelas promessas do submundo digital.
A ideia da obra ocorreu quando em janeiro de 2022 o autor fez uma viagem por várias cidades do Sul de Minas. Como Varginha, Três Corações, São Bento Abade e São Thomé das Letras.
O que rendeu o conto Cristiane, quando passeava a noite pela cidade de Varginha e também “A Oitava Orelha”, inspirada em sua passagem por São Bento Abade, quando conheceu a lenda do “Sete Orelhas”.
Nos trilhos do Brasil✒️
Autor: Victor Garcia Preto
Uma obra que possui nove contos, e todos têm em comum uma ligação a elementos culturais do Brasil. Sete deles estão ligados a uma cidade ou região. Os demais não perdem o aspecto de expor, de alguma maneira, a cultura brasileira. Histórias no estado de São Paulo, Minas Gerais, em Natal, no Amazonas e no Rio de Janeiro, quando era a capital do país. Um “rolê” por pontos diversos do país, com narradores diferentes e situações inusitadas, em períodos temporais variados, enfatizando aspectos culturais. Nos Trilhos do Brasil é um compilado de contos variados, mas comum.