CEMIG da dicas de economia de energia elétrica em período de calor intenso

conta de luz cemig

Cemig da dicas de economia de energia elétrica e lista situações importantes para refrescar o ambiente e não ter aumento significativo na conta de luz.

O Verão chegou e, além das chuvas intensas, trouxe as altas temperaturas. Para suportar o calor, as pessoas costumam utilizar ventiladores, climatizadores de ar e aparelhos de ar-condicionado. Contudo, o uso desses equipamentos requer bastante atenção. A Cemig destaca algumas dicas de economia de energia elétrica para que não haja aumento significativo na conta de luz de seus clientes.

Dos três mais utilizados, o ventilador é o mais popular, uma vez que geralmente é o aparelho mais em conta para se adquirir. Além disso, esse equipamento possui a menor potência dentre os três citados. Ainda assim, segundo Thiago Batista, engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, apesar de gastar menos energia, o cliente deve ficar alerta para o tempo de utilização do ventilador.

“O consumo de energia depende, basicamente, de duas variáveis: potência em Watts (W) dos equipamentos e do tempo de utilização (em horas). Para utilizar corretamente a energia, deve-se atuar nessas duas variáveis. Por isso, mesmo que o ventilador tenha uma potência menor, se o aparelho ficar por longo período ligado, o cliente poderá ter um aumento significativo na conta de energia”, explica o engenheiro.

O especialista da Cemig também esclarece que o ar-condicionado tem uma potência elevada e que funciona de forma similar à geladeira, só que retirando o ar quente do ambiente. Por isso, ele recomenda que o consumidor fique atento ao tempo de utilização. Para os clientes que estão pensando em adquirir um aparelho desse tipo, o ideal é comprar os que têm selo Procel ou que venham com a etiqueta do Inmetro com a letra “A”, pois são os mais eficientes.

“Para as residências, existem dois modelos: o do tipo janela (menos eficiente) e o Split, que é mais eficiente. Na aquisição de qualquer um deles deve-se dar preferência para aqueles com o selo Procel ou categoria ‘A’ – mais eficientes. Esse selo indica ainda o consumo provável mensal devido a sua utilização”, afirma.

Batista ainda destaca uma vantagem dos modelos Split. Segundo ele, o modelo tem opções com tecnologia ‘Inverter’, que é ainda mais eficiente, pois trabalha na medida certa para manter a temperatura ajustada.

O especialista lista outras dicas de economia para o uso adequado dos equipamentos de ar-condicionado. “É importante manter o ambiente fechado; colocar cortinas ou persianas para evitar a incidência de luz solar; manter a temperatura em 23 ou 24 graus – que é a de conforto.  Essas ações contribuem para a utilização dos aparelhos de forma consciente e aproveitando seus benefícios”, afirma.

Além disso, o engenheiro da Cemig destaca que todos os protocolos das organizações de saúde estão recomendando, neste momento de pandemia, a não utilização do ar-condicionado, uma vez que é importante a circulação e renovação do ar em ambiente fechados. Mas, caso seja imprescindível o uso do ar-condicionado, é importante que o filtro seja limpo frequentemente e que seja selecionada uma temperatura inferior 24° C.

Período pode significar economia no banho

Em virtude de sua grande potência, o chuveiro consome muita energia, sendo responsável por uma grande fatia da fatura de energia. Entretanto, nesta época do ano, as pessoas podem diminuir a potência do equipamento para reduzir o consumo e mesmo assim tomar um banho com a água em temperatura agradável. 

“Ao colocar a chave do chuveiro na posição verão, as pessoas podem ter economia de, aproximadamente, 30% do consumo do aparelho ligado em sua potência máxima. Mas, mesmo assim, é importante que o tempo seja mantido, pois não adianta diminuir a potência do equipamento e aumentar o tempo de banho”, alerta Batista.


Veja também

Siga-nos nas Redes Sociais

Novos Caminhos: plataforma oferecerá curso de especialização para professores

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!


DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome