Publicidade

Covid-19: vacinação de crianças deve começar em janeiro em Minas Gerais

A previsão é que a vacinação contra Covid-19 em crianças comece na segunda quinzena de janeiro.

A vacinação contra a Covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos deve começar ainda em janeiro em Minas Gerais. A informação foi foi divulgada pelo secretário de Estado de Saúde,  Fábio Baccheretti, durante a última reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 de 2021.

Publicidade

Varginha já recebeu o comunicado oficial sobre a nova fase da campanha, mas aguarda o envio dos imunizantes específicos para esta faixa etária para iniciar a vacinação.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, nesta segunda-feira, 3, que as vacinas para esse público chegam ao Brasil na segunda quinzena de janeiro.

Assim que as vacinas chegarem o cronograma será divulgado pelo Varginha Digital.

Receita médica para a vacinação infantil

Baccheretti reiterou que o Estado não vai exigir receita médica para a vacinação infantil, ou seja, não haverá a exigência da prescrição médica. O público infantil será tratado como os diversos públicos dentro do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Polêmica

Desde que a Anvisa autorizou o uso da vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos no Brasil, o assunto é polêmico, principalmente por causa da resistência do governo Federal. Os servidores da Anvisa chegaram a ser ameaçados. O presidente da república, inclusive, disse que divulgaria os nomes dos técnicos responsáveis pela análise. 

Publicidade

Uma carta aberta das Sociedades Brasileiras de Pediatria, Infectologia e Imunizações foi divulgada defendendo a decisão da Anvisa e recomendou a vacinação de crianças de 5 a 11 anos com o imunizante da Pfizer. No documento, que pode ser lido na íntegra neste link, os médicos destacaram que os benefícios da imunização superam quaisquer possibilidade de riscos com a aplicação do antígeno. 

O texto ainda destaca que a vacina a ser utilizada no público infantil tem cerca de um terço da dose aplicada em adultos e adolescentes e teve eficácia de 90,7%, segundo os estudos clínicos.

Consulta Pública

Uma consulta pública, feita entre os dias 23 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022, recebeu 24 mil contribuições para analisar a vacinação em crianças a partir de 5 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, o procedimento é o primeiro do tipo a ser adotado pela pasta na história. Em situações do tipo, o órgão apenas endossava as decisões da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa).

A consulta pública, que inclui a recomendação de que seja exigida uma prescrição médica para vacinar a criança, tem sido criticada por especialistas e pelos próprios técnicos da Anvisa.

Publicidade

Ao menos 19 estados e o Distrito Federal, entre eles Minas Gerais, dizem que não vão exigir pedido médico para a vacinação de crianças.


Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Publicidade

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Publicidade