Veja a entrevista com o candidato Zacarias Piva

As perguntas foram formuladas de acordo com o plano de governo de cada candidato.

Publicidade

Entrevista com o candidato Zacarias Piva.

Dentro da cobertura das Eleições Municipais 2020 o Varginha Digital convidou os sete candidatos a prefeito de Varginha para uma rodada de entrevistas e todos aceitaram participar. Por ordem de sorteio, comunicada a todos os candidatos, a quinta entrevista é com o candidato Zacarias Piva (PSL).

As perguntas foram baseadas em seu plano de governo e levando em consideração às necessidades da população, bem como os pontos deficientes em diversas áreas da cidade, que causam muita insatisfação aos varginhenses.

Publicidade

Confira as perguntas e as respostas na íntegra:

Por que dividir a cidade em quatro regiões e implantar as Administrações Regionais (Sul, Norte, Leste e Oeste)?

Dividir a cidade em quatro regiões e implantar as regionais norte, sul, leste e oeste, significa descentralizar o governo municipal e colocá-lo mais próximo do cidadão, estabelecendo uma relação mais visível e palpável com a comunidade.  Colocaremos todos os serviços oferecidos e de obrigação do município mais próximo do cidadão e do contribuinte.

Quais são suas propostas para a geração de emprego e renda em Varginha?

Teremos a realização do “Encontro Anual de Investidores” sob a liderança do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, mostrando o potencial do município para a criação de novos negócios. Através desse grupo, vamos mostrar Varginha e buscar novas empresas para a cidade.

Publicidade

Vamos trabalhar também apoiando todos os empreendimentos decorrentes da “Economia Solidária” e da “Economia Criativa”. São programas que também vão fomentar, incrementar, estimular e fortalecer também a agricultura familiar. O que queremos é capacitação e a habilitação da população excluída do mercado de trabalho, para que possam ser reinseridas. Por isso falamos tanto em qualificação profissional. Afinal de contas, se vamos buscar novos empreendimentos, também vamos capacitar nossa população para que atuem nesses novos empreendimentos.

Uma de suas propostas é a inserção da Ciência e da Tecnologia na Política Pública Municipal de Educação, por que fazer essa ação?

Estudos apontam que nos próximos dez anos, haverá o surgimento e a consolidação de 30 novas ocupações ligadas a tecnologia. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, 75 milhões de empregos deixaram de existir e em contrapartida 133 milhões serão criados. Esses novos empregos estão diretamente ligados a tecnologia.

Por isso, a inserção da tecnologia no conteúdo básico do processo de ensino-aprendizado tem por objetivo fundamental habilitar os jovens para a nova realidade do mercado de trabalho, dando a eles mais oportunidade. Queremos construir a Varginha do futuro, a cidade promissora para os nossos filhos amanhã e para que isso aconteça, é necessário que a gente saia da nossa zona de conforto e busque as novidades que proporcionará essa Varginha forte que queremos construir. Um futuro promissor, é um futuro a altura de Varginha.

Publicidade

Como o senhor faria, caso fosse eleito, a gestão do SUS – Sistema Único de Saúde no âmbito do território municipal?

Queremos implantar assistência e ampliar o atendimento qualificado as pessoas da terceira idade nas áreas da geriatria social, cardiogeriatria e fisioterapia. Priorizar o programa de atenção à saúde das pessoas portadoras de deficiência nas unidades básicas de saúde, com a contratação de pediatras e mais profissionais vinculados à saúde da criança para atendimento digno e diferenciado às nossas crianças. Revitalizar  o programa saúde da família e aperfeiçoar o processo de gestão dos equipamentos de saúde enfatizando a humanização do atendimento.

Quais são suas propostas para o incentivo da cultura em Varginha?

Considero que o acesso à cultura é um indicador fundamental na valorização da qualidade de vida da sociedade. Queremos implantar uma política pública de cultura destinando 1,5% do orçamento Municipal para manutenção dos equipamentos culturais; a salvaguarda do patrimônio cultural; o reconhecimento, a valorização e apoio aos agentes culturais. Esse apoio seria técnico e financeiro aos grupos e instituições responsáveis pelas manifestações culturais e folclóricas de Varginha. Com isso queremos fomentar e apoiar as atividades culturais em nossa cidade que muitas vezes geram novas oportunidades de trabalho por meio da cultura.

Uma das suas propostas é transformar o esporte em um fator de democratização e acesso de todos os segmentos sociais às oportunidades oferecidas pela sociedade. Caso seja eleito, como pretende executar esta proposta?

Publicidade

Queremos fazer isso através da implantação da política pública de esporte, visando desenvolver no atleta o espírito de cidadania, para que tome consciência do seu papel no processo de transformar o esporte em poderoso meio de impulsionar as mudanças e as transformações sociais e econômicas. Contribuir para que o esporte seja uma ferramenta pedagógica poderosa no sentido de sensibilizar, mobilizar e engajar a nossa juventude numa proposta de construção de uma sociedade sem dependência das drogas, livre de violência e da marginalidade, em que se possa eliminar as situações de risco social pela abertura de perspectivas de inclusão e integração social de jovens a uma vida comunitária saudável. Queremos contratar professores de educação física que atuarão com esses jovens e com toda comunidade em todas as comunidades.

Quais são suas propostas para segurança pública em Varginha?

Promover a cooperação entre estância Municipal, Estadual e Federal com a sociedade, visando utilizar ação na área de segurança pública e social de interesse do município. E também implantar o Plano Municipal de Segurança, priorizando a proteção do patrimônio público; a realização de programas sociais de prevenção à violência e combate às drogas; promover a vigilância dos logradouros públicos através de centro de vídeo monitoramento e demais tecnologias avançadas; assegurar a proteção contra situação de risco social aos estudantes e professores da rede escolar do município e promover a fiscalização das vias públicas; promover oficinas; seminários e encontros específicos sobre o tema.

Explique, como funcionaria a implantação do TREM URBANO.

O nosso plano de governo projeta a cidade para as próximas décadas, por isso, é necessário pensar nas opções de mobilidade urbana disponíveis. E, esse é um sonho que está em nossos planos, com locomotivas restauradas e revitalizadas, oferecendo todo o conforto e segurança necessário ao transporte público. Vamos utilizá-la no transporte de passageiros no deslocamento dentro da cidade ao longo da Via Férrea. Queremos interligar os bairros localizados ao longo do entorno da Via-férrea, para que as pessoas tenham uma segunda opção de transporte.

Publicidade

Há algum planejamento para investir em ações em prol do meio ambiente?

O nosso plano de governo Municipal tem como princípio básico a sustentabilidade. Isto é, a promoção do desenvolvimento econômico com a preservação ambiental; preservação do patrimônio e preservação ambiental das áreas onde se localizam nascentes, rios, mananciais e águas termais. Queremos pensar Varginha daqui para frente, com ações pautadas sempre na sustentabilidade, por isso a proposta de revitalização ampla de todos os parques municipais.

O senhor pretende, caso seja eleito, implantar a Política Pública de Resgate da Dignidade Cidadã, da Reinserção Social e Produtiva e da Participação dos Idosos na Dinâmica da Convivência Comunitária. Como funcionaria?

Isso funcionaria com a instalação e revitalização do Centro de Convivência dos Idosos, e oferta dos cursos profissionalizantes. Cursos de culinária regional, doces e licores, artesanato, moda artesanal, objetos decorativos, entre outros. Essas produções, seriam comercializadas em feiras e eventos culturais.  Teremos também cursos de informática para inclusão dos nossos idosos no universo eletrônico, inserindo-os na nova realidade social em que vivemos livres do processo de alienação e discriminação do qual muitas vezes são vítimas.

Quais são suas propostas para garantir moradia popular de qualidade visando diminuir o deficit habitacional da cidade?

Para isso, temos a implantação do Programa Municipal de Habitação Social Sustentável, com uma construção de comunidades habitacionais de 20 a 25 moradias localizadas em áreas do município onde já exista a oferta dos serviços públicos essenciais como, educação, saúde, lazer, segurança e saneamento básico. Serão casas construídas com modernas tecnologias funcionais, pré-fabricadas de rápida edificação.

Explique por que decidiu criar as assessorias especiais de Assessoria Especial de Relações Sistêmicas; Assessoria Especial de Relações com o Poder Legislativo Municipal; Assessoria Municipal de Relações com os Governos Estadual e Federal; Assessoria Especial de Relações com as Organizações da Sociedade Civil; Assessoria Especial de Comunicação Social e Transparência.

A governança Municipal participativa, inovadora, transformadora e sustentável para as políticas públicas transversais e compartilhadas entre, estado e município, mercado, empresas privadas e sociedade, exige um sistema de gestão rápido, ágil, dinâmico entre as instituições dos três segmentos. As assessorias criadas permitirão uma governança compatível com a celeridade das mudanças, transformações e desafios da atual conjuntura social Econômica política e ética. Falamos de um futuro próximo mais desafiador que exige permanentemente a reinvenção e inovação da gestão pública. Um futuro que exige redefinir o conceito de gabinete do prefeito e extinguir as secretarias de governo que atualmente funcionam muito mais como concessionárias de benefícios e privilégios pessoais de determinados grupos.

O senhor acredita que o combate ao coronavírus e as medidas de prevenção ao Covid-19 em Varginha tem sido eficiente? O que faria diferente?

Tivemos a dedicação dos profissionais da Saúde, principalmente aqueles que atuaram na implementação do SUS-Sistema Único de Saúde, por meio das Unidades Básicas de Saúde e da rede hospitalar. Mas, lamentamos ineficiência da gestão social do município, que não adotou as providências para dar assistência e proteção as pessoas atingidas pelas consequências decorrentes da Covid-19.

Publicidade

O senhor tem propostas para os eleitores da comunidade  LGBTI+? Existe algum projeto que trata de discriminação, homofobia e geração de emprego para estes eleitores?

A discriminação, homofobia e quaisquer outras manifestações preconceituosas contra a comunidade LGBTQI+ agride os direitos humanos fundamentais. No meu governo a comunidade LGBT QI + será respeitada e gozará plenamente de todos os direitos assegurados a cidadania pela constituição. O respeito ao cidadão independe de suas orientações sexuais e, é um princípio básico do estado de direito.

A reforma do centro comercial gerou muita polêmica, principalmente pelo fato das obras entregues não terem seguido o proposto originalmente, qual é a sua opinião sobre o assunto?

Reprovo o que foi feito em relação a reforma do Centro Comercial. Um projeto que fugiu totalmente da arquitetura de nossa cidade. Um projeto desalinhado totalmente da infraestrutura que Varginha merece. Será que podemos chamar o que foi feito no centro comercial de reforma?

Se eleito o senhor dará continuidade as obras das administrações passadas que estão paradas?

Obra parada, obra inconclusa, é dinheiro público desperdiçado. Se as obras são importantes para o bem-estar do nosso povo, vamos concluí-las. É cretinice não concluir uma obra só porque ela começou no governo anterior. Não compartilho dessa mentalidade atrasada.

Como o senhor avalia a criação de ciclovias para mobilidade em Varginha?

A lei 12587/2012, do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, forneceu as diretrizes básicas para o Plano Municipal de mobilidade Urbana no âmbito da estratégia de mobilidade, e concede prioridade ao transporte coletivo, aos pedestres e as bicicletas (ciclovia). Sendo assim, as ciclovias gozarão de prioridade na elaboração do plano de mobilidade urbana que a minha gestão municipal implementará.

Um ponto fraco do nosso município, é o turismo. Podemos notar que há pouco investimento em atrativos para visitas à cidade. Qual seu plano para essa área? Existe algum plano para a exploração do “ET de Varginha”?

Queremos explorar o turismo, elegendo Varginha como centro de polarização e radiação, para promover a articulação da infraestrutura de serviços do nosso município, como, transporte especializado, hotéis, pousadas, restaurantes e equipamentos sociais com turismo Regional: Circuito das Águas, Circuito do café, Circuito do Turismo religioso, complexo turístico de Furnas, estrada real no percurso Campanha/Itanhandu, dinamizando a nossa cadeia de serviços, gerando empregos e novas oportunidades de trabalho. O turismo como uma importante vertente do Desenvolvimento Social sustentável.

O senhor tem alguma proposta para viabilizar o uso do prédio do Cine Rio Branco?

Revitalização do Cine Rio Branco, que abrigará o centro de economia solidária e economia criativa, de fomento ao empreendedorismo, incremento ao turismo sustentável e ao ecoturismo, de abrigo as manifestações culturais e folclóricas do Centro de Convenções, um autêntico showroom do talento do Povo de Varginha e das potencialidades do nosso município, favorecendo o ambiente de negócios para os pequenos e microempreendedores, os protagonistas e atores das manifestações culturais, artesãos, fabricantes de bebidas espirituosas, doces típicos e ingredientes da culinária regional.

Existe alguma proposta para tornar Varginha um polo tecnológico investindo, por exemplo, no conceito “Cidades Inteligentes”?

A capacidade técnica, as metas e os objetivos, os fundamentos e as diretrizes do nosso plano de governo absorvem e incorporam além de expressar o conceito de cidade inteligente. Com cinco universidades, 50 escolas e um índice de desenvolvimento de Educação de 58%, Varginha tem a infraestrutura e a vocação para ser um centro universitário avançado, inovador e que abrigará uma incubadora de tecnologia, um centro de pesquisa gerador de novas tecnologias para implantação de indústrias e novos Empreendimentos. Empreendimentos não poluentes compatibilizando o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento humano, no contexto da sustentabilidade.

Sobre as secretarias do seu governo, caso eleito, quais manterá e quais criará?

As 16 secretarias existentes serão reduzidas para nove, ou seja, sete secretarias serão extintas com suas funções e atribuições integradas nessas nove secretarias que farão parte do rendimento sistêmico da prefeitura municipal, para construção da governança Municipal inovadora, transformadora, inclusiva e sustentável. Essas são por exemplo, vertentes da cidade inteligente, que significa uma redução de 40% dos custos operacionais e funcionais atualmente existentes. E mais eficiência, agilidade na prestação dos serviços públicos e na implementação de transversalidade na execução das políticas públicas.

Como será o processo de escolha para quem vai integrar seu gabinete, secretários e cargos de confiança? Já tem definição dos nomes? Se sim, quais serão? Quais são os critérios que o senhor pretende utilizar para fazer as nomeações?

Queremos correr da cultura política abominável de promover o loteamento dos cargos públicos para vencer eleição. Os ocupantes dos cargos de confiança serão escolhidos a partir dos seguintes critérios: consulta pessoal sem mácula, postura ética, competência na área de sua atuação profissional e compromisso de trabalhar com amor e dedicação para resgatar a qualidade de vida do povo varginhense. A dignidade no Exercício da vida pública é inegociável.

O transporte coletivo é uma das principais reclamações dos varginhenses. A atual empresa ganhou, em dezembro de 2018 a licitação para atuar nos próximos 15 anos. Como o senhor pretende resolver a situação, caso seja eleito?

A estratégia de mobilidade urbana do nosso plano de governança Municipal tem como objetivo geral qualificar a circulação e o transporte urbano proporcionando os deslocamentos na cidade de acordo com as distintas necessidades da população, dando prioridade ao transporte coletivo e aos pedestres. Com isso teremos a redução das distâncias a percorrer, dos tempos e dos custos de viagem. Então instalaremos o transporte urbano solidário, com micro-ônibus circulando entre os bairros de uma mesma região, promovendo a integração das comunidades de um mesmo espaço urbano.

Nas eleições de 2018 o senhor foi candidato a deputado estadual e não foi eleito, mesmo conquistando pouco mais de 8 mil votos. Acredita que agora os varginhenses vão confiar no senhor para elege-lo prefeito?

Em 2018 tive oito mil votos, fruto da minha vida de lutas em favor das causas mais justas e nobres do povo de Varginha. A minha postura ética de uma trajetória política sem mácula, e o meu firme propósito de promover mudanças e transformações sociais e políticas, robustece a minha fé na vitória.

Seu plano de governo tem 40 páginas. O senhor acredita que conseguirá cumprir tudo o que está propondo?

Ao mesmo tempo em que era elaborado o nosso plano de governança municipal com foco nas demandas, as aspirações da população do nosso município eram ouvidas. E essas aspirações geram identificadores as múltiplas fontes de recursos disponíveis nos níveis estadual e Federal e nas parcerias público-privadas, para que possamos cumprir o que estamos propondo. Cumpriremos plenamente a nossa proposta de Plano de Governo.

Quais razões levaram você a colocar seu nome à disposição para o cargo de prefeito de Varginha?

Acredito que Varginha pode ser maior do que já é. Acredito em uma cidade que cresceu com o esforço e luta de muitos trabalhadores, pessoas de bem, honestas e que merecem o melhor. E acredito mais ainda, que com o nosso plano podemos tornar realidade, os anseios desse povo.

Veja aqui o perfil e as propostas do candidato Zacarias Piva

# entrevista zacarias piva

As Eleições 2020 acontecem no dia 15 de novembro.

Veja mais notícias sobre as Eleições 2020 aqui

Veja as propostas dos candidatos a Prefeito de Varginha aqui

Acompanhe a Agenda dos Candidatos à Prefeitura de Varginha


whatsapp varginha digital noticias

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Veja também

Siga-nos nas Redes Sociais

Novos Caminhos: plataforma oferecerá curso de especialização para professores
logo varginha digital

Varginha Digital
Notícias de Varginha e região direto no seu celular.
Informação com credibilidade, Varginha em um clique!

Publicidade