Esta edição contará com duas modalidades de provas: impressas com aplicação presencial, e digitais, que serão feitas online.
As inscrições para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem podem ser feitas até o dia 22 de maio, pelo site do Inep, neste link. Esta edição contará com duas modalidades de provas: impressas com aplicação presencial, e digitais, que serão feitas online.
O participante que optar por fazer o Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção. O número de vagas para a modalidade digital é limitado, pois terá aplicação-piloto em 99 cidades distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal. As opções de cidades estão disponíveis no site do Inep.
A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.
Neste ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova.
Taxa de inscrição e isenção
O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio. Por causa das restrições provocadas pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), quem tem direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição, conforme critérios previstos no edital, terá gratuidade, mesmo sem o pedido formal.
Adaptações e Nome Social
Para os candidatos que precisam de adaptações, como pessoas com deficiência ou lactantes, a solicitação deve ser feita também até 22 de maio.
Entre 25 de maio e 12 de junho, será possível fazer a solicitação de atendimento pelo nome social – caso o participante transexual prefira não ser chamado pelo nome do registro civil.
Local de prova
O cartão de confirmação será disponibilizado só em outubro, ainda sem um dia específico. Ele traz um resumo das principais informações: número de inscrição; data, hora e local das provas; dados sobre atendimento especializado (se solicitado); e opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
Provas Presenciais
Datas: 1º e 8 de novembro
1º de novembro
- 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias
- 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias
- redação
- duração: 5h30
8 de novembro
- 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias
- 45 questões de de matemática e suas tecnologias
- duração: 5h
Provas Online
Datas: 22 e 29 de novembro.
22 de novembro
- 45 questões denlinguagens, códigos e suas tecnologias
- 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias
- redação (em papel)
- duração de 5h30
29 de novembro
- 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias
- 45 questões de matemática e suas tecnologias
- duração: 5h
Cronograma do Enem
- Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio
- Inscrições: 11 a 22 de maio
- Solicitação de atendimento especializado do Enem impresso: 11 a 22 de maio
- Solicitação para tratamento pelo nome social: 25 de maio a 1 de junho
- Divulgação do cartão de confirmação da inscrição, com os locais de prova: A definir data em outubro
- Provas presenciais: 1 e 8 de novembro
- Gabarito e divulgação dos cadernos de questões: 11 de novembro
- Provas Online: 22 e 29 de novembro
- Divulgação do gabarito do Enem digital: 2 de dezembro
- Resultado individual: janeiro de 2021
Adiamento
Mesmo diante de pedidos para o adiamento das provas, por causa da pandemia do novo coronavírus, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, afirmou que as datas estão mantidas por enquanto.
“Por enquanto as datas estão mantidas, a gente vai fazer as etapas preparatórias, nós estamos cumprindo as etapas. Agora, com o tempo vamos avaliar, não dá para fazer previsão para o que vai acontecer daqui a 2 ou 3 meses. As etapas necessárias nós estamos cumprindo”, disse Alexandre Lopes, presidente do Inep em entrevista ao G1.