Entenda o que é platô do coronavírus e saiba o que esperar para Varginha

coronavírus
Foto ilustrativa

O platô do coronavírus em Varginha pode durar duas semanas e as medidas de isolamento social forem cumpridas pela população.

No dia 4 de agosto o Secretário Estadual de Saúde Carlos Eduardo Amaral afirmou que Minas Gerais chegou no platô do coronavírus. “Neste momento, parece que, efetivamente, estamos em um platô com tendência a desaceleração no futuro. Isso mostra que a tendência de aumento exponencial de casos foi abolida no Estado”, disse o secretário.

O termo platô do coronavírus tem sido muito falado nas últimas semanas. Mas afinal, o que quer dizer? Literalmente, platô significa superfície plana e elevada, mesmo cenário.

Colocando o termo na nossa realidade, é o tão almejado período em que a pandemia atinge o pico de número de casos confirmados e mortes. Após o platô a curva epidemiológica começa a ser decrescente, até ser possível o melhor controle da doença.

Mas não dá para generalizar: o platô do coronavírus é diferente em cada cidade.

Varginha, por exemplo, está no platô e, de acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Carlos Coelho, esta fase vai durar mais duas semanas se os varginhenses respeitarem o isolamento social.

“Então, para que a gente consiga reduzir essa aceleração e dar condições adequadas de tranquilidade, saúde e qualidade de vida para a população, são essas medidas não farmacológicas que farão a diferença na nossa comunidade”, ressalta o secretário de saúde.

O secretário lembra ainda que para a curva epidemiológica cair em Varginha é preciso que as pessoas não descuidem das seguintes rotinas:

– uso constante e adequado de máscaras;
– higiene das mãos e do ambiente;
– distanciamento de mais de 1,5m das pessoas;
– sair de casa deve ser somente quando necessário;
– não participar e não promover aglomerações;
– ao retornar para casa ter o cuidado extremo com as pessoas que co-habitam com você e que podem até estar tomando medidas excepcionais de prevenção.

“Mas se cada um não fizer a sua parte, ao final o desfecho pode ser de uma aceleração maior de casos”, conclui Luiz Carlos Coelho.

Veja também: Coronavírus: 30 novos casos confirmados nesta terça-feira (11). Veja o boletim completo


whatsapp varginha digital noticias

Veja também

Siga-nos nas Redes Sociais

Novos Caminhos: plataforma oferecerá curso de especialização para professores
logo varginha digital

Varginha Digital
Notícias de Varginha e região direto no seu celular.
Informação com credibilidade, Varginha em um clique!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome